XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
989
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
As respostas dos alunos deixaram evidentes, a consta-
tação de como os aparelhos ideológicos do Estado como a
escola, operam na formação de um senso comum que favo-
rece as classes dominantes de maneira quase inconsciente e
que sequer são percebidos pelos dominados. O artigo teve
como referências para a pesquisa bibliográfica autores críti-
cos as instituições educadoras modernas como Paulo Freire,
Roger Dangeville, Louis Althusser e Moacir Gadotti.
O objetivo do artigo foi buscar através do diálogo en-
tre as respostas dos alunos em sala de aula e as principais
ideias dos autores evidenciar os diversos aspectos de suas
teorias sobre o tema da educação e sobre o papel da escola
em nossa sociedade e por fim questionar sobre qual o mo-
delo de escola que queremos? A resignadora e conformista
ou a formadora de sujeitos resilientes, reflexivos, autôno-
mos, críticos e politizados tão fundamentais para constru-
ção das mudanças necessárias à sociedade brasileira.
O trabalho não pretende fazer do quadro da educa-
ção, um cenário de “terra arrasada”. Nem tudo está perdi-
do, Gadotti com sua pedagogia do conflito, deposita suas
esperanças na figura do professor. O professor afinal pode
fazer toda a diferença, é ele que está com os alunos diaria-
mente, basta seu comprometimento na sua práxis educati-
va. Nem é preciso dizer da importância e do poder de dis-
ciplinas como Sociologia e Filosofia para efetuarmos tais
mudanças, vide a preocupação em retirá-las dos currículos
escolares, como a do atual governo federal, mas que, no
entanto, apesar de seus tremendos esforços não foi bem
sucedida. Fato este, que nos dá ânimo e enche de esperan-
ça, num outro futuro, em que sejamos capazes de construir
uma sociedade melhor, mais justa e igualitária para todos
os brasileiros.
REFERÊNCIAS
ALTHUSSER, Louis.
Ideologia e aparelhos ideológicos do
Estado
. 3 Ed. Lisboa: Editorial Presença/ Martins Fon-
tes, 1980.