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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

como tempo perdido, contudo, ele afirma que “não há que

considerar perdido o tempo do diálogo que, problematizan-

do, critica e, criticando, insere o homem em sua realidade

como verdadeiro sujeito da transformação” (FREIRE, p. 63,

2015b).

É com o diálogo e só através dele que se consegue es-

tabelecer um pensamento reflexivo e uma ação problemati-

zadora no processo de ensino e aprendizagem, por isso que

se aposta nele para uma

práxis

2

crítico emancipatória no EC.

DIÁLOGO E O ENSINO DE CIÊNCIAS

Como ação que permite a problematização e reflexão

de temas geradores, assuntos, conteúdos e falas significati-

vas o diálogo pode ser compreendido com uma metodolo-

gia de ensino-aprendizagem. Freire em algumas entrevistas

destaca não existir o “método Paulo Freire”, mas que o diá-

logo é o único método na sua

práxis

.

No EC o diálogo assume um papel bastante impor-

tante, que é de questionar, problematizar o conteúdo cien-

tífico que na grande maioria das vezes é tomado como

uma verdade irrefutável. Paulo Freire (2015a, 2015b) sa-

lienta que o diálogo também se configura como uma for-

ma de compreender a indiscutível relação com a realidade

concreta, a fim de explicá-la e então ter a possibilidade

para transformá-la.

O que se pretende com o diálogo não é que o edu-

cando reconstitua todos os passos dados até hoje

na elaboração do saber científico e técnico. Não é

que o educando faça adivinhações ou que se entre-

tenha num jogo puramente intelectualista de pala-

vras vazias (FREIRE, p. 65, 2015b).

Fica evidente que neste caso o diálogo deve estar

comprometido com a problematização, pois assim se de-

senvolve uma postura crítica e que possibilita a compreen-

2

Pode ser entendida como a estreita relação que se estabelece entre um

modo de interpretar a realidade e a vida e a consequente prática que de-

corre desta compreensão, que leva a uma ação transformadora. (ROSSATO,

2010, p.325)