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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
[...]
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa
O sistema bota um monte de abobrinha no pro-
grama
Mas pra aprender a ser um ingonorante (...)
[...]
Não tenho outra saída
Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida
Discutindo e ensinando os problemas atuais
E não me dando as mesmas aulas que eles deram
pros meus pais
Com matérias das quais eles não lembram mais
nada
[...]
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente artigo traz as primeiras experiências em
sala de aula, como professor de Sociologia, numa escola do
sistema de ensino da rede pública. No estágio de dois se-
mestres foi oportunizado entrar em contato com as mais
diferentes questões que envolvem a realidade da educação,
também com todos aqueles envolvidos na rotina de uma
escola, como servidores administrativos, diretores, pais, pro-
fessores e alunos.
O artigo buscou problematizar o sistema de ensino
não como um local de formação de indivíduos autônomos
como se deve se esperar da escola, mas pelo contrário, de
um sistema predominantemente ocupado em formar sutil
e perversamente futuros adultos resignados, despolitizados
conformados e disciplinados para o mundo do trabalho. À
escola, conforme os diferentes autores apresentados ser-
vem à função de “não ensinar”, mas de alienar através da
disciplina, da cobrança à obediência, e da carga excessiva de
conteúdos a serem memorizados e que pouco servem nas
questões concretas dos jovens estudantes, conforme Roger
Dangeville classificou um ensino livresco que separa o co-
nhecimento, entre a teoria e prática.