XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
983
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
sentir aversão pelo estudo? Isto é suficiente para
enfadar mesmo aqueles que têm inclinação para o
estudo.
A disciplina como forma de habituar ao trabalho é
uma característica das instituições de ensino desde o seu
surgimento. William Temple em 1770 recomendava que as
crianças pobres da Inglaterra fossem enviadas aos quatro
anos de idade aos asilos de pobres e fossem empregadas
nas manufaturas e que ainda tivessem duas horas de aulas
por dia.
É considerável a utilidade de estarem constante-
mente empregadas, de algum modo pelo menos
durante doze horas por dia, ganhando o seu sus-
tento ou não; pois, por esse meio, esperamos que a
nova geração fique tão acostumada com o trabalho
constante que ele acabe por se revelar uma ocu-
pação agradável e divertida para eles (THOMPSON,
1996, p. 292).
Uma instituição educativa que coloca o saber teórico
antes do prático que ensina através da construção de um
conhecimento eminentemente teórico baseado na memori-
zação, enfatiza um conhecimento livresco, abstrato e vazio.
Em
O Capital,
Marx cita um outro de seus precur-
sores ingleses: “
Aprender na ociosidade não é me-
lhor que aprender a ociosidade...
O sofrimento que
um homem poupa em prazeres encontrá-lo-á em
doenças. Uma ocupação idiota das crianças torna
pateta o espírito das crianças (DANGEVILLE, 2011,
p. 125).
Quanto as ideias de meritocracia e de igualdade de
oportunidades e condições para que todos sem exceção,
possam acender socialmente através da educação moderna
Dangeville(2011, p. 124)escreve:
Apresentar o ensino como um meio que se oferece
a todos, como uma oportunidade de subida social,
oferecida no alvorecer da vida, independentemente
da origem social dos indivíduos, é típico da abstra-