XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
não uma lei natural conforme depreende-se, nas respostas
dos alunos respondentes. Sobretudo, as frases dos jovens
parecem naturalizar a sociedade na qual se vive, como se
não existissem alternativas e que na história da humanidade
sempre fora assim.
A ALIENAÇÃO
Muitas vezes, a juventude que deveria contestar os an-
tigos valores da sociedade, se rebelar, e lutar por mudanças
sociais, demonstra parecer estar condenada a resignação de
seu destino. Os jovens muitas vezes desconhecem que o ho-
mem é o sujeito de seu próprio futuro capaz de transformar
o mundo que o cerca através de suas ações como um sujeito
histórico contribuindo para a construção de uma nova histó-
ria. Freire nos afirma:
Os homens, em seu processo, como sujeitos de
conhecimento, e não como recebedores de um
“conhecimento” de que outro ou outros lhe fazem
doação ou lhes prescrevem, vão ganhando a “razão
da realidade”. Esta, por sua vez, e por isso mesmo,
se lhes vai revelando como um mundo de desafio e
possibilidades; de determinismos e de liberdade, de
negação e de afirmação de sua humanidade; de per-
manência e de transformação; de valor e desvalor;
de espera, na esperança da busca, e de espera sem
esperança, na inação fatalista (FREIRE, 1983, p. 84).
Nesse contexto, cabe esclarecer que o conceito de
alienação é uma categoria explicativa importante para a
compreensão das respostas dos alunos participantes desse
estudo. O conceito de alienação é complexo, mas pode ser
resumido como um deslocamento do sujeito de si mesmo e
de sua natureza humana. Para Marx em Manuscritos Econô-
mico-filosóficos de 1844, o autor traz a condição de redução
do trabalhador a uma mercadoria que pode ser vendida e
comprada assim como qualquer outra, através da venda da
sua força de trabalho, em troca de um salário, por isso ele