XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
973
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
Fonte: Imagem de membros do Grupo de Estudos sobre
Fundamentos da Educação Ambiental e Popular (GEFEAP),
após participação no Pré-fórum de leituras do Paulo Freire,
realizado na UNIPAMPA de Jaguarão/RS, 2017.
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES NO
CONTEXTO DO GEFEAP
Considerando a participação no GEFEAP como incen-
tivo na busca de novos horizontes, tomamos como embasa-
mento questões relacionadas a diversas realidades sociais,
partindo da ideia da busca por fundamentos que fortale-
çam a formação dos educadores. Por meio destes, temos
o exemplo da realidade dos educandos dos contextos Pré-
-Universitários Populares, em que atuamos no ofício da
conquista da emancipação juntamente a eles por meio da
dialogicidade o qual, Paulo Freire, se refere ao destacar em
sua obra, Pedagogia do Oprimido (1987), a construção pelo
diálogo transformador.
Tendo em vista esse horizonte teórico, pautamos ain-
da, a contribuição nos modos de ser dos sujeitos que estão
inseridos nesses processos educativos desenvolvidos pelo
grupo. Estes sujeitos são os educandos e educandas dos