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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

A segunda linha, está vinculada a parceria com o Pro-

jeto Educação para pescadores, a qual foi estabelecida em

2008 a partir da retomada da educação básica por meio da

EJA nos ensinos fundamental e médio nas comunidades de

pesca artesanal da região: Ilha dos Marinheiros; Ilha da To-

rotama e Taim. Mais recentemente, no ano de 2017, iniciou-

-se a atuação com a comunidade da Ilha da Torotama como

contribuição ao ingresso no ensino superior. Sempre enfa-

tizando a proposta educativa da Educação do Campo como

contraponto ao ruralismo pedagógico, concepção opresso-

ra com suas raízes nos poderes locais vinculados à lógica

agroexportadora e mercadológica.

Já a quarta e quinta linha de estudos, corresponde aos

subsídios teórico-metodológicos que respaldam as ações do

grupo. Os estudos tratam de concepções ecológicas, como

a Ecologia Cosmocena (PEREIRA, 2016), da Educação Am-

biental e Popular por meio de leituras hermenêuticas como

horizonte compreensivo.

O primeiro articulador desta reflexão, atua direta-

mente no Programa de Educação Tutorial – PET – Conexões

de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos,

desenvolvendo atividades de cunho educacional e popu-

lar. Ao entrar nesse grupo PET paralelamente o bolsista ou

voluntário também passa a integrar o PAIETS (programa de

reconhecimento nacional enquanto programa de extensão

educacional do Brasil, estando em primeiro lugar, junto a

outros dois programas e que no ano de 2017 comemorou

seus dez anos de atividades) da Universidade Federal do

Rio Grande – FURG, com coordenação do Prof. Dr. Vilmar

Alves Pereira. Mediante a atuação do GEFEAP em outros

grupos de ações populares, o processo de formação do

educador(ra) baseia-se em demandas como a de leitura

coletiva estimulada no grupo PET, onde o grupo se reúne

todas uma vez por semana, pela manhã, para lerem tex-

tos com temáticas de Educação Ambiental e Popular, como

forma de exercício no desenvolvimento da criticidade de

pensamentos (FREIRE, 1987).