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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
A segunda linha, está vinculada a parceria com o Pro-
jeto Educação para pescadores, a qual foi estabelecida em
2008 a partir da retomada da educação básica por meio da
EJA nos ensinos fundamental e médio nas comunidades de
pesca artesanal da região: Ilha dos Marinheiros; Ilha da To-
rotama e Taim. Mais recentemente, no ano de 2017, iniciou-
-se a atuação com a comunidade da Ilha da Torotama como
contribuição ao ingresso no ensino superior. Sempre enfa-
tizando a proposta educativa da Educação do Campo como
contraponto ao ruralismo pedagógico, concepção opresso-
ra com suas raízes nos poderes locais vinculados à lógica
agroexportadora e mercadológica.
Já a quarta e quinta linha de estudos, corresponde aos
subsídios teórico-metodológicos que respaldam as ações do
grupo. Os estudos tratam de concepções ecológicas, como
a Ecologia Cosmocena (PEREIRA, 2016), da Educação Am-
biental e Popular por meio de leituras hermenêuticas como
horizonte compreensivo.
O primeiro articulador desta reflexão, atua direta-
mente no Programa de Educação Tutorial – PET – Conexões
de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos,
desenvolvendo atividades de cunho educacional e popu-
lar. Ao entrar nesse grupo PET paralelamente o bolsista ou
voluntário também passa a integrar o PAIETS (programa de
reconhecimento nacional enquanto programa de extensão
educacional do Brasil, estando em primeiro lugar, junto a
outros dois programas e que no ano de 2017 comemorou
seus dez anos de atividades) da Universidade Federal do
Rio Grande – FURG, com coordenação do Prof. Dr. Vilmar
Alves Pereira. Mediante a atuação do GEFEAP em outros
grupos de ações populares, o processo de formação do
educador(ra) baseia-se em demandas como a de leitura
coletiva estimulada no grupo PET, onde o grupo se reúne
todas uma vez por semana, pela manhã, para lerem tex-
tos com temáticas de Educação Ambiental e Popular, como
forma de exercício no desenvolvimento da criticidade de
pensamentos (FREIRE, 1987).