XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
965
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
Cabe-me ressaltar que, em prol da educação que al-
mejamos, alicerçada na participação, autonomia, valoriza-
ção, qualidade e equidade, necessitamos romper com este
paradigma dominante sobre o qual, historicamente, nos
constituímos, e involuntariamente continuamos a reproduzir
em nossas escolas, com nossos alunos e comunidade esco-
lar, assim como nos coloca Gadotti (2003, p. 53):
O novo profissional da educação precisa perguntar-
-se: por que aprender, para quê, contra quê, contra
quem. O processo de aprendizagem não é neutro.
O importante é aprender a pensar, a pensar a reali-
dade e não pensar pensamentos já pensados. Mas
a função do educador não acaba aí: é preciso pro-
nunciar-se sobre essa realidade que deve ser não
apenas pensada, mas transformada.
Em última análise, a gestão democrática compreende
a participação efetiva e a autonomia da comunidade escolar
(pais, alunos, profissionais e comunidade local), no que tange
às deliberações e ações desenvolvidas na escola, de forma a
contribuir para a construção de um futuro melhor, com criti-
cidade, dignidade, justiça social, solidariedade e fraternidade.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir da reflexão acerca da gestão democrática,
através do estudo dos materiais bibliográficos, assim como,
a partir das análises da minha experiência, pude identificar
que a gestão democrática da educação básica é concebida
por meio de avanços e retrocessos. Tais avanços, ao longo
da história da educação brasileira, se deram por meio da
luta coletiva, numa perspectiva de Educação Popular.
No âmbito legislativo, a gestão democrática com-
preende o compromisso do poder público com a educação,
assim como, está alicerçada na autonomia dos entes fede-
rados no que tange às deliberações de seus respectivos sis-
temas de ensino.
Em relação à escola, a mesma está relacionada à par-
ticipação da comunidade escolar (pais, alunos e profissio-