Table of Contents Table of Contents
Previous Page  960 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 960 / 2428 Next Page
Page Background

960

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

damental e Ensino Médio) e modalidades ( EJA, Educação

Escolar Indígena e Quilombola, Educação do Campo, Edu-

cação Especial e Educação Profissional), pressupõe possibi-

litar o desenvolvimento integral dos sujeitos, por meio da

construção e reconstrução do conhecimento sócio-histório,

bem como, através da sua atuação crítica diante do contex-

to no qual encontram-se inseridos, de forma a promover o

exercício da cidadania. Assim, também nos aponta Vieira e

Albuquerque (2008, p. 46-47), ao dizerem que

Na educação básica, devem ser construídos [...] im-

portantes alicerces da formação humana. Fazem

parte de suas finalidades o desenvolvimento do

educando, visando a assegurar a formação comum

necessária ao exercício da cidadania e o desenvol-

vimento de meios para progredir no trabalho e em

estudos posteriores.

A educação básica, se constitui efetivamente, através

da promulgação da LDB 9394/96, compreendendo que a

sua primeira etapa é a educação infantil, sendo que, como já

mencionei anteriormente, somente a partir da CF/88, é que

a educação deixa de ser entendida apenas como primeiro e

segundo grau, bem como, passa-se a valorizar a etapa que

antecede o ensino fundamental: a educação infantil. Logo,

ao falarmos nesta etapa específica, acredito ser de grande

relevância discutir e trazer aspectos do meu primeiro está-

gio do Curso de Pedagogia, de forma a refletir sobre os as-

pectos que levaram ao reconhecimento da educação infantil

como um direito.

CONTEXTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ÂMBITO

ESCOLAR

A gestão democrática da educação básica é fruto de

um palco de lutas dos movimentos sociais, ou seja, da classe

trabalhadora e dos profissionais do magistério, em busca da

democratização da educação e valorização do trabalho do-

cente, respectivamente. E nesse contexto, também a organi-

zação burocrática da escola, começou a ser repensada pelos