960
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
damental e Ensino Médio) e modalidades ( EJA, Educação
Escolar Indígena e Quilombola, Educação do Campo, Edu-
cação Especial e Educação Profissional), pressupõe possibi-
litar o desenvolvimento integral dos sujeitos, por meio da
construção e reconstrução do conhecimento sócio-histório,
bem como, através da sua atuação crítica diante do contex-
to no qual encontram-se inseridos, de forma a promover o
exercício da cidadania. Assim, também nos aponta Vieira e
Albuquerque (2008, p. 46-47), ao dizerem que
Na educação básica, devem ser construídos [...] im-
portantes alicerces da formação humana. Fazem
parte de suas finalidades o desenvolvimento do
educando, visando a assegurar a formação comum
necessária ao exercício da cidadania e o desenvol-
vimento de meios para progredir no trabalho e em
estudos posteriores.
A educação básica, se constitui efetivamente, através
da promulgação da LDB 9394/96, compreendendo que a
sua primeira etapa é a educação infantil, sendo que, como já
mencionei anteriormente, somente a partir da CF/88, é que
a educação deixa de ser entendida apenas como primeiro e
segundo grau, bem como, passa-se a valorizar a etapa que
antecede o ensino fundamental: a educação infantil. Logo,
ao falarmos nesta etapa específica, acredito ser de grande
relevância discutir e trazer aspectos do meu primeiro está-
gio do Curso de Pedagogia, de forma a refletir sobre os as-
pectos que levaram ao reconhecimento da educação infantil
como um direito.
CONTEXTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ÂMBITO
ESCOLAR
A gestão democrática da educação básica é fruto de
um palco de lutas dos movimentos sociais, ou seja, da classe
trabalhadora e dos profissionais do magistério, em busca da
democratização da educação e valorização do trabalho do-
cente, respectivamente. E nesse contexto, também a organi-
zação burocrática da escola, começou a ser repensada pelos