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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

professores. Contudo, a concepção de gestão democrática,

ainda é entendida pelos agentes educativos, como simples

descentralização de deliberações e decisões, tomadas, po-

rém, por uma minoria, o que acaba, por reforçar a ideologia

e o poder centralizador do sistema vigente.

Isso é possível através da redefinição estreita da

noção de democracia, na qual a participação de

diferentes atores envolvidos consiste em aplicar as

regulamentações e interpretações administrativas

que parecem surgir de ninguém, mas que têm sua

elaboração centralizada no governo ou em deter-

minado setor da sociedade. São utilizadas estraté-

gias de controle, regulação e convencimento que

acabam por produzir o confinamento da democra-

cia a uma prática que não questiona quem delibera,

mas sim, conforma-se com a aplicação e fiscaliza-

ção das deliberações. (LUCE; MEDEIROS, s/a, p. 3,

grifos do autor)

Muitas vezes, o entendimento acerca de uma gestão

democrática, para muitos gestores, está relacionada unica-

mente à ideia de uma escola aberta para toda a comunidade

escolar. Porém, o princípio de uma gestão verdadeiramente

democrática, não significa somente uma escola aberta para

todos, em que todos possam participar. Entretanto, a refle-

xão está em que participação é esta. Uma participação na

qual, a comunidade participa da construção dos fins peda-

gógicos, éticos e sociais, ou meramente, executa ações de-

terminadas por alguém?

A gestão democrática, assim sendo, está alicerçada na

participação efetiva da comunidade escolar, desde a cons-

trução coletiva da proposta pedagógica e finalidades da

educação, até a sua realização e avaliação. A democratiza-

ção da educação, é, nessa perspectiva, concebida, em esfe-

ra macro, através de políticas públicas inerentes ao direito

subjetivo de acesso e permanência na escola, ou seja, a uni-

versalização da educação. Já em esfera micro, dentro do am-

biente escolar, constitui-se em um processo de participação

de todos os envolvidos no ato educativo, de reconhecimen-