XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
961
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
professores. Contudo, a concepção de gestão democrática,
ainda é entendida pelos agentes educativos, como simples
descentralização de deliberações e decisões, tomadas, po-
rém, por uma minoria, o que acaba, por reforçar a ideologia
e o poder centralizador do sistema vigente.
Isso é possível através da redefinição estreita da
noção de democracia, na qual a participação de
diferentes atores envolvidos consiste em aplicar as
regulamentações e interpretações administrativas
que parecem surgir de ninguém, mas que têm sua
elaboração centralizada no governo ou em deter-
minado setor da sociedade. São utilizadas estraté-
gias de controle, regulação e convencimento que
acabam por produzir o confinamento da democra-
cia a uma prática que não questiona quem delibera,
mas sim, conforma-se com a aplicação e fiscaliza-
ção das deliberações. (LUCE; MEDEIROS, s/a, p. 3,
grifos do autor)
Muitas vezes, o entendimento acerca de uma gestão
democrática, para muitos gestores, está relacionada unica-
mente à ideia de uma escola aberta para toda a comunidade
escolar. Porém, o princípio de uma gestão verdadeiramente
democrática, não significa somente uma escola aberta para
todos, em que todos possam participar. Entretanto, a refle-
xão está em que participação é esta. Uma participação na
qual, a comunidade participa da construção dos fins peda-
gógicos, éticos e sociais, ou meramente, executa ações de-
terminadas por alguém?
A gestão democrática, assim sendo, está alicerçada na
participação efetiva da comunidade escolar, desde a cons-
trução coletiva da proposta pedagógica e finalidades da
educação, até a sua realização e avaliação. A democratiza-
ção da educação, é, nessa perspectiva, concebida, em esfe-
ra macro, através de políticas públicas inerentes ao direito
subjetivo de acesso e permanência na escola, ou seja, a uni-
versalização da educação. Já em esfera micro, dentro do am-
biente escolar, constitui-se em um processo de participação
de todos os envolvidos no ato educativo, de reconhecimen-