XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
957
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
Falar em Educação popular, [...] é falar do conflito
que move a humanidade; é falar dos sonhos e ao
mesmo tempo dos sofrimentos humanos. É falar de
uma perspectiva de Educação cujo ponto de par-
tida é a realidade social, que tem como objetivo
reacender “a chama da esperança”, a crença de que
“um outro mundo é possível”, por meio de novas
formas de participação social, rumo à construção
de uma sociedade mais justa e mais humana. (PE-
REIRA; PEREIRA, 2010, p. 84)
Nesse viés, de acordo com Gohn (2011), os movimen-
tos sociais, pautados na perspectiva da Educação Popular,
fizeram-se presentes ao longo da nossa história, represen-
tando, de forma coletiva e organizada, a força e a luta dos
diferentes grupos que compõem a sociedade, em prol da
garantia de seus direitos. No âmbito educacional, esse mo-
vimento coletivo, também se fez relevante ante a conquis-
ta da educação como um direito social subjetivo. Foi, é e
será através da organização, das ações coletivas que fomos,
somos e seremos capazes de lutar por uma educação dig-
na e de qualidades para todos, por meio da fomentação de
políticas públicas. Logo, a gestão democrática da educação
básica é considerada um direito, como também, meio de
garantir a nossa cidadania. Nesse viés, abordaremos, na pró-
xima seção, os princípios da gestão democrática.
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
No contexto educacional, gestar significar planejar,
construir objetivos, elencar as finalidades da proposta pe-
dagógica, decidir, agir, etc. Entretanto, isso ocorre, não de
forma isolada, mas numa perspectiva democrática, na qual,
todos os envolvidos no processo educativo (pais, alunos,
professores, equipe diretiva, etc.) assumem sua autonomia,
responsabilidade e compromisso coletivo com a educação.
Nesse viés, acredito ser de grande importância, trazer aqui,
novamente a discussão acerca da gestão democrática, tema
abordado no nosso Estágio de Gestão Educacional, no qual,
foi abordado as legislações e políticas educacionais.