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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Falar em Educação popular, [...] é falar do conflito

que move a humanidade; é falar dos sonhos e ao

mesmo tempo dos sofrimentos humanos. É falar de

uma perspectiva de Educação cujo ponto de par-

tida é a realidade social, que tem como objetivo

reacender “a chama da esperança”, a crença de que

“um outro mundo é possível”, por meio de novas

formas de participação social, rumo à construção

de uma sociedade mais justa e mais humana. (PE-

REIRA; PEREIRA, 2010, p. 84)

Nesse viés, de acordo com Gohn (2011), os movimen-

tos sociais, pautados na perspectiva da Educação Popular,

fizeram-se presentes ao longo da nossa história, represen-

tando, de forma coletiva e organizada, a força e a luta dos

diferentes grupos que compõem a sociedade, em prol da

garantia de seus direitos. No âmbito educacional, esse mo-

vimento coletivo, também se fez relevante ante a conquis-

ta da educação como um direito social subjetivo. Foi, é e

será através da organização, das ações coletivas que fomos,

somos e seremos capazes de lutar por uma educação dig-

na e de qualidades para todos, por meio da fomentação de

políticas públicas. Logo, a gestão democrática da educação

básica é considerada um direito, como também, meio de

garantir a nossa cidadania. Nesse viés, abordaremos, na pró-

xima seção, os princípios da gestão democrática.

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

No contexto educacional, gestar significar planejar,

construir objetivos, elencar as finalidades da proposta pe-

dagógica, decidir, agir, etc. Entretanto, isso ocorre, não de

forma isolada, mas numa perspectiva democrática, na qual,

todos os envolvidos no processo educativo (pais, alunos,

professores, equipe diretiva, etc.) assumem sua autonomia,

responsabilidade e compromisso coletivo com a educação.

Nesse viés, acredito ser de grande importância, trazer aqui,

novamente a discussão acerca da gestão democrática, tema

abordado no nosso Estágio de Gestão Educacional, no qual,

foi abordado as legislações e políticas educacionais.