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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

A concepção de Educação Popular começa ser pau-

tada no contexto da Escola, das políticas e no surgimento

de novos movimentos sociais. Vale pontuar que as lutas

coletivas da classe popular, em busca da garantia dos seus

direitos sempre existiram, mesmo na clandestinidade.

Na realidade histórica, os movimentos sempre exis-

tiram, e cremos que sempre existirão. Isso porque

representam forças sociais organizadas, aglutinam

as pessoas não como força-tarefa de ordem nu-

mérica, mas como campo de atividades e experi-

mentação social, e essas atividades são fontes ge-

radoras de criatividade e inovações socioculturais.

(GOHN, 2011, p. 336)

Foi em meio à luta dos movimentos sociais, que Paulo

Freire, grande educador, propôs então, uma educação liber-

tadora. Libertação (Educação Popular) esta, que não se dá

no isolamento, na individualidade, mas por meio do diálogo,

da partilha de conhecimentos, da construção coletiva. Uma

educação que poderia acontecer em outros espaços edu-

cativos, além da escola. Assim sendo, a relação dos sujeitos

com o meio no qual estão inseridos, não pode dar-se na

alienação, mas na apreensão crítica da realidade, a fim da

sua emancipação.

Somente quando os oprimidos descobrem, nitida-

mente, o opressor, e se engajam na luta organizada

por sua libertação, começam a crer em si mesmos,

superando, assim, sua “conivência” com o regime

opressor. Se esta descoberta não pode ser feita em

nível puramente intelectual, mas da ação, o que nos

parece fundamental, é que esta não se cinja a mero

ativismo, mas esteja associada a sério empenho de

reflexão, para que seja práxis. (FREIRE, 1987, p. 29)

É nesse contexto, então, que nasce a Educação Popu-

lar, alicerçada numa perspectiva que prima pela transforma-

ção social, pela emancipação do povo pelo próprio povo, ou

seja, pautada no diálogo e reflexão da coletividade acerca

da sua realidade, a fim de transformá-la.