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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Ao considerar as referidas legislações

,

podemos pres-

supor que, o ensino atenta para os princípios de gratuidade,

qualidade, igualdade, liberdade e respeito, concepções es-

tas, também inerentes ao processo de gestão democrática,

sendo que esta, se dá em esfera macro, com a autonomia

dos Municípios, Estados e do Distrito Federal, no que tan-

ge à organização dos seus respectivos sistemas de ensino,

quanto, em esfera micro, na autonomia da comunidade es-

colar, em relação às deliberações da escola.

Nesse contexto, como já preconiza a lei, tais princípios

do ensino, fazem-se indispensáveis a gestão democrática da

educação básica. Logo, a fim de que possamos formar sujei-

tos verdadeiramente comprometidos com o meio no qual es-

tão inseridos, precisamos romper com este modelo burocrá-

tico e autoritário sobre o qual a nossa escola foi construída.

Nesse novo contexto que almejamos, docentes e discentes

constroem o conhecimento em comunhão e o gestor, não é

concebido mais como aquele que delega normas aos profis-

sionais em nível hierárquico inferior ao seu, para assumir-se

como mediador do processo de participação da comunidade

escolar, no que se refere à finalidade, às ações e decisões do

ambiente escolar. E essa perspectiva de gestão democrática,

está vinculada à autonomia de todos os sujeitos envolvidos

no processo educativo, diante das condições que garantam o

compromisso ético e social da escola. A partir das considera-

ções tecidas até aqui, posso enfatizar que

A gestão democrática rompe com a concepção de

imposição do poder, com a educação bancária e

puramente burocrática, trazendo uma concepção

de gestão compartilhada e embasada no ato pe-

dagógico libertador e emancipatório, baseada no

diálogo, no trabalho coletivo, no comprometimen-

to com a qualidade da educação e na formação

integral do educador e do educando, onde ambos

conquistam a sua autonomia. (SANTOS, 2013, p. 60)

De acordo com a citação acima, a gestão democrática,

em esfera micro, é aquela que se envolve no processo edu-

cativo, de forma a fomentar a autonomia e participação co-