958
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Ao considerar as referidas legislações
,
podemos pres-
supor que, o ensino atenta para os princípios de gratuidade,
qualidade, igualdade, liberdade e respeito, concepções es-
tas, também inerentes ao processo de gestão democrática,
sendo que esta, se dá em esfera macro, com a autonomia
dos Municípios, Estados e do Distrito Federal, no que tan-
ge à organização dos seus respectivos sistemas de ensino,
quanto, em esfera micro, na autonomia da comunidade es-
colar, em relação às deliberações da escola.
Nesse contexto, como já preconiza a lei, tais princípios
do ensino, fazem-se indispensáveis a gestão democrática da
educação básica. Logo, a fim de que possamos formar sujei-
tos verdadeiramente comprometidos com o meio no qual es-
tão inseridos, precisamos romper com este modelo burocrá-
tico e autoritário sobre o qual a nossa escola foi construída.
Nesse novo contexto que almejamos, docentes e discentes
constroem o conhecimento em comunhão e o gestor, não é
concebido mais como aquele que delega normas aos profis-
sionais em nível hierárquico inferior ao seu, para assumir-se
como mediador do processo de participação da comunidade
escolar, no que se refere à finalidade, às ações e decisões do
ambiente escolar. E essa perspectiva de gestão democrática,
está vinculada à autonomia de todos os sujeitos envolvidos
no processo educativo, diante das condições que garantam o
compromisso ético e social da escola. A partir das considera-
ções tecidas até aqui, posso enfatizar que
A gestão democrática rompe com a concepção de
imposição do poder, com a educação bancária e
puramente burocrática, trazendo uma concepção
de gestão compartilhada e embasada no ato pe-
dagógico libertador e emancipatório, baseada no
diálogo, no trabalho coletivo, no comprometimen-
to com a qualidade da educação e na formação
integral do educador e do educando, onde ambos
conquistam a sua autonomia. (SANTOS, 2013, p. 60)
De acordo com a citação acima, a gestão democrática,
em esfera micro, é aquela que se envolve no processo edu-
cativo, de forma a fomentar a autonomia e participação co-