Table of Contents Table of Contents
Previous Page  963 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 963 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

963

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

evitando processos de privatização que, de forma

camuflada ou explícita, demandam que a escola or-

ganize processos de captação de recursos.

A comunidade escolar, nesse sentido, necessita sen-

tir-se parte da escola e responsável pela transformação da

mesma, bem como, do ambiente no qual estão inseridos, o

que difere de estar por si só presente no ambiente escolar.

Nesse sentido, para que as transformações na

qualidade do ensino ocorram, é necessário que o

gestor motive para a participação da comunidade

escolar. Para isso, o gestor deve estar em contato

permanente, fazendo com que cada profissional,

aluno e pai, sintam que a escola lhes pertence.

(BUSS, 2013, p. 39)

A partir da consideração da autora acima citada, para

que ocorra a participação efetiva, faz-se imprescindível o

senso de pertencimento da comunidade escolar nos rumos

da educação, lutando pela garantia de acesso e qualidade

da mesma. “Mulheres e homens, seres históricos-sociais,

nos tornamos capazes de comparar, de valorar, de intervir,

de escolher, de decidir, de romper, por isso tudo nos fize-

mos seres éticos. ” ( FREIRE, 1996, p. 33)

Assim, uma educação digna e justa, está entrelaçada

ao compromisso ético e social de todos os envolvidos no

processo educativo, o que não pode dar-se fora da parti-

cipação efetiva. “Afinal, minha presença no mundo não é

a de quem a ele se adapta mas a de quem nele se insere.

É a posição de quem luta para não ser apenas

objeto

, mas

sujeito também da História. ” (FREIRE, 1996, p. 54, grifos

do autor)

Através do envolvimento consciente da comunidade

escolar no processo de democratização da educação e na

emancipação dos sujeitos, somos capazes de construir uma

sociedade mais justa e igualitária, perspectiva esta, que vem

a contemplar a compreensão de Educação Popular, enga-

jada com a emancipação social, por meio da coletividade.

Nesse sentido, cada sujeito torna-se capaz de