XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
963
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
evitando processos de privatização que, de forma
camuflada ou explícita, demandam que a escola or-
ganize processos de captação de recursos.
A comunidade escolar, nesse sentido, necessita sen-
tir-se parte da escola e responsável pela transformação da
mesma, bem como, do ambiente no qual estão inseridos, o
que difere de estar por si só presente no ambiente escolar.
Nesse sentido, para que as transformações na
qualidade do ensino ocorram, é necessário que o
gestor motive para a participação da comunidade
escolar. Para isso, o gestor deve estar em contato
permanente, fazendo com que cada profissional,
aluno e pai, sintam que a escola lhes pertence.
(BUSS, 2013, p. 39)
A partir da consideração da autora acima citada, para
que ocorra a participação efetiva, faz-se imprescindível o
senso de pertencimento da comunidade escolar nos rumos
da educação, lutando pela garantia de acesso e qualidade
da mesma. “Mulheres e homens, seres históricos-sociais,
nos tornamos capazes de comparar, de valorar, de intervir,
de escolher, de decidir, de romper, por isso tudo nos fize-
mos seres éticos. ” ( FREIRE, 1996, p. 33)
Assim, uma educação digna e justa, está entrelaçada
ao compromisso ético e social de todos os envolvidos no
processo educativo, o que não pode dar-se fora da parti-
cipação efetiva. “Afinal, minha presença no mundo não é
a de quem a ele se adapta mas a de quem nele se insere.
É a posição de quem luta para não ser apenas
objeto
, mas
sujeito também da História. ” (FREIRE, 1996, p. 54, grifos
do autor)
Através do envolvimento consciente da comunidade
escolar no processo de democratização da educação e na
emancipação dos sujeitos, somos capazes de construir uma
sociedade mais justa e igualitária, perspectiva esta, que vem
a contemplar a compreensão de Educação Popular, enga-
jada com a emancipação social, por meio da coletividade.
Nesse sentido, cada sujeito torna-se capaz de