Table of Contents Table of Contents
Previous Page  964 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 964 / 2428 Next Page
Page Background

964

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Assumir-se como ser social e histórico como ser

pensante, comunicante, transformador, criador,

realizador de sonhos, capaz de ter raiva porque ca-

paz de amar. Assumir-se como sujeito porque ca-

paz de reconhecer-se como objeto. A assunção de

nós mesmos não significa a exclusão dos outros. É

a “outredade” do “não eu”, ou do

tu

, que me faz

assumir a radicalidade de meu

eu. (

FREIRE, 1996, p.

41, grifos do autor)

A reflexão acerca dos cursos de formação, principal-

mente inicial, também é de grande valia, pois, como pensar,

em uma gestão democrática, que viabilize a participação de

todos os atores educativos na construção da educação, se

ainda, os cursos universitários de graduação, em sua maio-

ria, encontram-se engessados, como é o caso, de muitas fa-

culdades à distância, sem espaço para discussões, partilha

de experiências, com conteúdos e processos avaliativos bu-

rocráticos que não primam pelo pensar? Valorizando cópias

autênticas dos materiais didáticos?

Nenhuma formação docente verdadeira pode fa-

zer-se alheada, de um lado, do

exercício da critici-

dade

que implica a promoção da curiosidade ingê-

nua à curiosidade epistemológica, e de outro, sem

o reconhecimento do valor das emoções, da sensi-

bilidade, da afetividade, da intuição ou adivinhação.

Conhecer não é, de fato, adivinhar, mas tem algo

que ver, de vez em quando, com adivinhar, com in-

tuir. O importante, [...] é não pararmos satisfeitos

ao nível das intuições, mas submetê-las à análise

metodicamente rigorosa de nossa curiosidade epis-

temológica. (FREIRE, 1996, p. 45, grifos nossos)

A considerar a citação acima, compreendo que o fato

da gestão democrática ainda não ser uma prática efetiva,

mantem relação com a formação inicial dos profissionais, que

inconscientemente, carregam as marcas dessa rigidez com a

qual foram formados. Como formar, ou fomentar processos

de participação, se a maioria dos docentes foram formados

perante uma ideologia tradicional, na passividade?