964
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Assumir-se como ser social e histórico como ser
pensante, comunicante, transformador, criador,
realizador de sonhos, capaz de ter raiva porque ca-
paz de amar. Assumir-se como sujeito porque ca-
paz de reconhecer-se como objeto. A assunção de
nós mesmos não significa a exclusão dos outros. É
a “outredade” do “não eu”, ou do
tu
, que me faz
assumir a radicalidade de meu
eu. (
FREIRE, 1996, p.
41, grifos do autor)
A reflexão acerca dos cursos de formação, principal-
mente inicial, também é de grande valia, pois, como pensar,
em uma gestão democrática, que viabilize a participação de
todos os atores educativos na construção da educação, se
ainda, os cursos universitários de graduação, em sua maio-
ria, encontram-se engessados, como é o caso, de muitas fa-
culdades à distância, sem espaço para discussões, partilha
de experiências, com conteúdos e processos avaliativos bu-
rocráticos que não primam pelo pensar? Valorizando cópias
autênticas dos materiais didáticos?
Nenhuma formação docente verdadeira pode fa-
zer-se alheada, de um lado, do
exercício da critici-
dade
que implica a promoção da curiosidade ingê-
nua à curiosidade epistemológica, e de outro, sem
o reconhecimento do valor das emoções, da sensi-
bilidade, da afetividade, da intuição ou adivinhação.
Conhecer não é, de fato, adivinhar, mas tem algo
que ver, de vez em quando, com adivinhar, com in-
tuir. O importante, [...] é não pararmos satisfeitos
ao nível das intuições, mas submetê-las à análise
metodicamente rigorosa de nossa curiosidade epis-
temológica. (FREIRE, 1996, p. 45, grifos nossos)
A considerar a citação acima, compreendo que o fato
da gestão democrática ainda não ser uma prática efetiva,
mantem relação com a formação inicial dos profissionais, que
inconscientemente, carregam as marcas dessa rigidez com a
qual foram formados. Como formar, ou fomentar processos
de participação, se a maioria dos docentes foram formados
perante uma ideologia tradicional, na passividade?