Table of Contents Table of Contents
Previous Page  942 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 942 / 2428 Next Page
Page Background

942

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

parte para as reflexões teóricas e nestes momentos ocorria

também a mediação da educadora em relação à formaliza-

ção dos conceitos, bem como eram reservados momentos

para a prática. No primeiro encontro foram apresentadas

algumas informações sobre o processo seletivo, bem como

realizados alguns questionamentos como, por exemplo: Le-

vando em consideração a renda familiar e a autodeclaração

da raça/cor quem têm acesso ao ensino superior no Brasil?

Como foi o processo de “evolução” relativo ao acesso à edu-

cação e a inclusão das classes populares nos vários níveis de

escolaridade em especial no ensino superior?

Durante a conversa eram exibidos alguns gráficos e

tabelas com informações. Com o decorrer das discussões

fomos direcionando a conversa para reflexões sobre como

aquelas informações tinham sido produzidas, chegando ao

tema estatística. Após as discussões foram formados os gru-

pos de trabalho. Cada equipe elaborou um questionário com

questões que lhe despertavam curiosidades sobre o ENEM,

como exemplo destacamos: Você concorda com TRI? Farás

a prova pela primeira vez? Porque resolveu fazer o ENEM?

Essas informações foram utilizadas para desencadear toda a

explicação dos conceitos básicos de estatística, bem como a

organização e apresentação das informações.

Com o desenvolvimento da atividade compreende-

mos que ao explorar os conceitos estatísticos a partir de

temas que fazem parte da realidade da turma, os mesmos

ultrapassaram a formulação e comprovação de informações

e ganharam um sentido social. Bem como tivemos a oportu-

nidade de refletir sobre o real significado dos números den-

tro de um contexto histórico cultural excludente em relação

ao ingresso das camadas populares no ensino superior.

Ainda neste movimento de ressignificar o ensino da

Matemática, destacamos a atividade “Construindo o Filtro

dos Sonhos”

5

. Esta oficina foi realizada em parceria com o

Programa Arte e Matemática: possibilidades interdiscipli-

5

O relato dessa atividade foi apresentado no VII Congresso Internacional de

Ensino da Matemática no ano de 2017 na cidade de Canoas/RS.