942
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
parte para as reflexões teóricas e nestes momentos ocorria
também a mediação da educadora em relação à formaliza-
ção dos conceitos, bem como eram reservados momentos
para a prática. No primeiro encontro foram apresentadas
algumas informações sobre o processo seletivo, bem como
realizados alguns questionamentos como, por exemplo: Le-
vando em consideração a renda familiar e a autodeclaração
da raça/cor quem têm acesso ao ensino superior no Brasil?
Como foi o processo de “evolução” relativo ao acesso à edu-
cação e a inclusão das classes populares nos vários níveis de
escolaridade em especial no ensino superior?
Durante a conversa eram exibidos alguns gráficos e
tabelas com informações. Com o decorrer das discussões
fomos direcionando a conversa para reflexões sobre como
aquelas informações tinham sido produzidas, chegando ao
tema estatística. Após as discussões foram formados os gru-
pos de trabalho. Cada equipe elaborou um questionário com
questões que lhe despertavam curiosidades sobre o ENEM,
como exemplo destacamos: Você concorda com TRI? Farás
a prova pela primeira vez? Porque resolveu fazer o ENEM?
Essas informações foram utilizadas para desencadear toda a
explicação dos conceitos básicos de estatística, bem como a
organização e apresentação das informações.
Com o desenvolvimento da atividade compreende-
mos que ao explorar os conceitos estatísticos a partir de
temas que fazem parte da realidade da turma, os mesmos
ultrapassaram a formulação e comprovação de informações
e ganharam um sentido social. Bem como tivemos a oportu-
nidade de refletir sobre o real significado dos números den-
tro de um contexto histórico cultural excludente em relação
ao ingresso das camadas populares no ensino superior.
Ainda neste movimento de ressignificar o ensino da
Matemática, destacamos a atividade “Construindo o Filtro
dos Sonhos”
5
. Esta oficina foi realizada em parceria com o
Programa Arte e Matemática: possibilidades interdiscipli-
5
O relato dessa atividade foi apresentado no VII Congresso Internacional de
Ensino da Matemática no ano de 2017 na cidade de Canoas/RS.