XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
PENSAR O ENSINO DE MATEMÁTICA PELA
PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA
A Etnomatemática é uma linha teórica que está situa-
da dentro da Tendência Socioetnocultural e propõe o reco-
nhecimento dos conceitos matemáticos informais, construí-
dos ao longo da trajetória de vida dos sujeitos envolvidos
através de suas experiências (D’AMBRÓSIO, 2002). O nome
Etnomatemática é uma construção, que busca enfatizar as
diferentes maneiras de fazer e aprender Matemática. Para
isso, D’Ambrosio (2010, p. 111) propõem o estudo etimo-
lógico da palavra “[...] utilizei as raízes tica, matema e etno
para significar que há várias maneiras, técnicas, habilidades
(tica) de explicar, de entender, de lidar e de conviver (mate-
ma) com distintos contextos naturais e socioeconômicos da
realidade (etno)”.
Na mesma linha de raciocínio de D’Ambrósio, Brandão
(2006) afirma que uma educação de cunho popular parte do
reconhecimento pautado em práticas que valorizem a his-
tória de vida dos sujeitos envolvidos no processo educativo,
requerendo uma postura investigativa dos educadores em
relação aos conhecimentos prévios dos educandos. Em con-
sonância D’Ambrósio coloca “toda atividade humana resulta
de motivação proposta pela realidade na qual está inserido
o indivíduo através de situações ou problemas que essa rea-
lidade propõe [...]” (1998, p. 6).
Desta forma a proposta pedagógica procura a valo-
rização dos conhecimentos matemáticos adquiridos fora
do ambiente escolar, o que não significa o desprezo pela
Matemática acadêmica. É proposta a união dos diferentes
tipos de saberes, pois assim estará promovendo o desen-
volvimento da Matemática local e global. Sobre a proposta
pedagógica D’Ambrosio relata:
A proposta pedagógica da etnomatemática é fazer
da matemática algo vivo, lidando com situações
reais no tempo [agora] e no espaço [aqui]. E, atra-
vés da crítica, questionar o aqui e agora. Ao fazer
isso, mergulhamos nas raízes culturais e praticamos