938
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Assim compreende-se que ação pedagógica pelo
viés da Educação Popular assume uma concepção de edu-
cação realizada por meio de processos contínuos e per-
manentes de formação, que possui a intencionalidade de
transformar a realidade a partir do protagonismo dos su-
jeitos. De tal modo ao assumirmos a filosofia da Educação
Popular o grupo reconhece que a construção do conhe-
cimento se dá a partir das experiências de vida e do con-
texto social em que os sujeitos estão inseridos (NEVES e
LUZ, 2012).
Desta forma ao pensar no planejamento das ativida-
des pedagógicas o grupo tem a preocupação de integrar
os diferentes saberes construídos e assim buscar junto
aos educandos construir um espaço para além da revisão
dos conteúdos. Neste contexto é que são pensados os en-
contros de Matemática com o objetivo de potencializar a
reflexão de como essa ciência influência nosso ambiente
cultural, tecnológico, político e social. É neste sentido que
os encontros de Matemática são fundamentados pelo viés
da Etnomatemática, tendo o diálogo como a base da prá-
tica pedagógica, potencializando o processo de aproxima-
ção da Matemática com a cultura dos educandos.
Portanto as atividades aqui compartilhadas são
compilações de algumas práticas pedagógicas que visam
a partir do dialogo entre a Etnomatemática e a Educação
Popular ressignificar os encontros de Matemática no con-
texto do curso pré-universitário Maxximus. Para orientar
a leitura estruturamos o relato em dois tópicos mais as
considerações. Sendo o primeiro intitulado, Pensar o En-
sino de Matemática pela Perspectiva da Etnomatemáti-
ca, no qual apresentamos as concepções teóricas sobre
a Etnomatemática em diálogo com a Educação Popular.
No segundo tópico, Práticas Pedagógicas: um olhar para
além dos
conceitos, são compartilhadas três atividades
que buscam a partir do conversar com o contexto e com a
realidade de cada turma o desenvolvimento de conceitos
matemáticos. E por fim, trazemos as considerações.