XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
937
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO
POPULAR: RESSIGNIFICANDO OS
ENCONTROS DE MATEMÁTICA NO
PRÉ-UNIVERSITÁRIO MAXXIMUS
Vanessa Silva da Luz
1
Palavras-chave
: Etnomatemática. Educação Popular. Maxximus
INTRODUÇÃO
O presente relato tem como objetivo expor algumas
atividades que a partir do diálogo entre a Etnomatemática e
a Educação Popular possibilitam a ressignificação dos con-
ceitos matemáticos trabalhados no curso Pré-universitário
Popular Maxximus, que tem como parceira e local dos en-
contros, a Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro José
da Silva Paes. O curso é um dos contextos que integra o Pro-
grama de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior
(PAIETS), programa de extensão universitária da Universida-
de Federal do Rio Grande – FURG, que tem como proposta
a inclusão social.
Dentre os projetos desenvolvidos no PAIETS estão os
cursos pré-universitários
2
populares que visam em meio a
outros objetivos possibilitar à comunidade o ingresso em
uma universidade pública de qualidade. Assim, por meio
da Educação Popular, o PAIETS auxilia na responsabilidade
social assumida pela FURG com a comunidade. Neste mo-
vimento que busca a inclusão social o Maxximus procura
desenvolver seus encontros na perspectiva da Educação Po-
pular fundamentada nas concepções teórico – metodológi-
cas defendidas por Paulo Freire.
1
Doutoranda pelo Programa Educação em Ciências: química da vida e saú-
de pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Educadora de Ma-
temática pelo curso Pré-universitário Popular Maxximus. Bolsista CAPES.
Vanessa.furg@hotmail.com2
Atualmente estão vinculados ao PAIETS 10 cursos pré-universitários. Sendo
oito no município de Rio Grande , um em São Jose do Norte, um em Pelo-
tas e um em Santo Antonio da Patrulha.