930
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
matrículas e nem a garantia da permanência dos estudantes,
de modo especial, dos setores populares.
Nesse sentido, constituiu-se o projeto de pesquisa ob-
jetivando produzir conhecimentos acerca de como as uni-
versidades participantes, na perspectiva do estudo de caso,
desenvolvem políticas e programas ou ações afirmativas para
a inclusão de estudantes indígenas, afrodescendentes, pes-
soas com deficiências, de outros grupos dos setores popu-
lares, por exemplo, o estudante trabalhador, os migrantes e
imigrantes; grupos geralmente excluídos do Ensino Superior.
DOS MOVIMENTOS DE ESTUDOS, PESQUISAS E
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
O
Grupo de Educação Popular na Universidade – GRU-
PEPU
–
tem realizado projetos de pesquisa referentes ao es-
tudo de temas como: a) a evasão na Universidade Federal
da Fronteira Sul – UFFS, em parceria com a pró-reitoria de
Graduação; b) a Concepção sobre avaliação dos docentes e
discentes da UFFS, em que a pesquisa foi desenvolvida de
maio a 16 de junho de 2016 via sistema online; c) a apro-
vação de projeto no Programa de Desenvolvimento Aca-
dêmico Abdias Nascimento, do EDITAL SECADI/CAPES Nº
02/2014, com o título “Estudos sobre interculturalidade na
universidade” com ênfase nas populações indígenas, afro-
descendente e pessoas com deficiência.
Da aprovação do projeto no Programa de Desenvol-
vimento Acadêmico Abdias Nascimento, do EDITAL SECA-
DI/CAPES Nº 02/2014, em 2015 a Universidade Federal da
Fronteira sul (UFFS), a Universidade Estadual de Oeste do
Paraná (UNIOESTE), ambas do Brasil, e a Universidade Na-
cional de Misiones (UNaM) da Argentina, se compromete-
ram em desenvolver de forma conjunta intercâmbios de es-
tudantes brasileiros da graduação e pós-graduação Stricto
Sensu na UNaM e investigações entre as instituições sobre
o tema “Inclusão no Ensino Superior”.
É importante destacar que as universidades inseridas
inicialmente no Programa, UFFS, UNIOESTE e UNaM, ao rea-