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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

lizar as produções na área da educação popular e ensino

superior, na comunidade interna e externa.

Nesse sentido, o presente texto propõe-se a apresen-

tar uma proposta de projeto de investigação que tende a

colocar em foco os desafios à universidade para a inclusão

social, a universidade da diversidade, do diferente, do ex-

cluído dos bens materiais, etc. Assim, podemos afirmar que

nossa luta é por uma universidade popular, universidade

dos movimentos sociais, como nos fala Santos (2007).

Este estudo é compartilhado pela Universidade Fe-

deral da Fronteira Sul (UFFS), pela Universidade Estadual do

Oeste do Paraná (UNIOESTE) e pela Universidade de Passo

Fundo (UPF) - Brasil, a Universidade de Lisboa (Portugal), a

Universidade de Málaga (Espanha) e a Universidade Nacio-

nal de Misiones (UNaM).

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO NO

ENSINO SUPERIOR

O neoliberalismo, a partir da última década do sécu-

lo XX e na primeira do século XXI, emergiu e fortaleceu as

políticas e princípios hegemônicos e imperativos sobre os

sistemas nacionais de educação da América Latina, e apesar

dos nichos e da forte manifestação de vozes da resistência,

a mercantilização e a privatização se proliferou nos diferen-

tes setores da sociedade. Nessa dinâmica, um dos impera-

tivos impactantes foi, e continua sendo, a missão do Ensino

Superior aliada à produtividade e à convicção de que cabe

esse benefício de processo civilizatório, apenas a pequena

parcela de privilegiados, reiterando a competência indivi-

dual e convencendo excluídos que o fracasso depende de si,

conforme afirmam Romão e Loss (2013). Nessa perspectiva,

Romão (2004, p. 33) nos alerta: “[...] o próprio termo “civili-

zação” está carregado de etnocentrismo”.

O propósito da inclusão social vem sendo obstaculi-

zado, principalmente no cenário brasileiro atual, pela desca-

pitalização, pelo desmantelamento da universidade pública

em prol do fortalecimento da privatização. Nessa perspec-