922
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
cação nas prisões e constatou que no Estado do Rio Grande
do Sul, existe ainda restrita produção acadêmica na área de
educação nas prisões.
Durante o período analisado, 2013 a 2016, não foi ob-
servado crescimento nas produções acadêmicas relaciona-
das ao tema, permanecendo 3 produções anuais pesquisa-
das, e analisadas. A maior concentração de produções esta
no Programa “ciências criminais”, ficando a “educação” com
apenas 2 produções com a temática pesquisada.
A Pontifícia Universidade Católica do RS – PUCRS foi a
universidade com maior número de produções acadêmicas
sobre o tema, 5 dissertações de mestrado e 1 tese de dou-
torado. Salientamos que muitos destes estudos acadêmicos
foram produzidos na área dos direitos humanos, sendo a
educação tratada intrinsicamente ao tema maior que foi
também cerceado. Percebe-se que em quase a totalidade
das produções a violação dos direitos humanos esta sendo
denunciado, mas sem criar alternativas, tornam-se questões
que vão naturalizando-se, gerando certo fatalismo sócio
cultural ao discurso referente ao sistema prisional gaúcho.
Ressaltamos que muito ainda necessita ser feito e que
as produções existentes são irrisórias proporcionalmente ao
cenário de desumanização, superlotação e violação dos di-
reitos humanos destes jovens e adultos, que encontram-se
com privação de liberdade. Porém, ainda que, dentro dos
núcleos de pesquisadores da área da educação de jovens
e adultos – EJA, necessitamos, esperançosamente, perma-
necer lutando para que o direito legal oficializado através
da luta dos movimentos sociais e com a aprovação da Lei
12.433/2011, seja garantido e que possamos ao longo da
história, efetivamente encontrarmos produções acadêmicas
sobre as experiências pedagógicas de educação nas prisões.
REFERÊNCIAS
ALVES, Mariana de Paula.
A face (nem tão) oculta das ne-
cessidades pedagógicas: uma análise criminológica
sobre os sentidos da medida socioeducativa de in-