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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

cação nas prisões e constatou que no Estado do Rio Grande

do Sul, existe ainda restrita produção acadêmica na área de

educação nas prisões.

Durante o período analisado, 2013 a 2016, não foi ob-

servado crescimento nas produções acadêmicas relaciona-

das ao tema, permanecendo 3 produções anuais pesquisa-

das, e analisadas. A maior concentração de produções esta

no Programa “ciências criminais”, ficando a “educação” com

apenas 2 produções com a temática pesquisada.

A Pontifícia Universidade Católica do RS – PUCRS foi a

universidade com maior número de produções acadêmicas

sobre o tema, 5 dissertações de mestrado e 1 tese de dou-

torado. Salientamos que muitos destes estudos acadêmicos

foram produzidos na área dos direitos humanos, sendo a

educação tratada intrinsicamente ao tema maior que foi

também cerceado. Percebe-se que em quase a totalidade

das produções a violação dos direitos humanos esta sendo

denunciado, mas sem criar alternativas, tornam-se questões

que vão naturalizando-se, gerando certo fatalismo sócio

cultural ao discurso referente ao sistema prisional gaúcho.

Ressaltamos que muito ainda necessita ser feito e que

as produções existentes são irrisórias proporcionalmente ao

cenário de desumanização, superlotação e violação dos di-

reitos humanos destes jovens e adultos, que encontram-se

com privação de liberdade. Porém, ainda que, dentro dos

núcleos de pesquisadores da área da educação de jovens

e adultos – EJA, necessitamos, esperançosamente, perma-

necer lutando para que o direito legal oficializado através

da luta dos movimentos sociais e com a aprovação da Lei

12.433/2011, seja garantido e que possamos ao longo da

história, efetivamente encontrarmos produções acadêmicas

sobre as experiências pedagógicas de educação nas prisões.

REFERÊNCIAS

ALVES, Mariana de Paula.

A face (nem tão) oculta das ne-

cessidades pedagógicas: uma análise criminológica

sobre os sentidos da medida socioeducativa de in-