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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
dos das nações nova infâmia se levanta a incitar as
raças umas contra as outras. A opressão grasna em
esquadrões, aterra no coração vivo, como em carni-
ça – e a miséria escorre pelo mundo todo, tal qual a
baba no rosto de idiotas. (Attila József)
Para Mészarós (2011) o capital, com suas metas, pode-
rá resultar à humanidade uma colheita amarga, e isso vemos
presente na realidade mundial e em nosso país. Neste sen-
tido, a lógica do capital, ilustrada nos versos acima, tem im-
pacto sobre a educação, que de acordo com Brandão (2002,
p. 63) temos:
Uma educação serviçal do ‘mundo dos negócios’,
através também do tornar ‘pública’ e crescente-
mente universal a ideia de que ‘este é o único mun-
do possível’. O único possível, e afinal, o melhor de
todos. Nele, o educado competente vem a ser ‘o
único Cidadão viável’ e a educação das competên-
cias de mercado será a que ofereça ‘os únicos co-
nhecimentos necessários’ para a sua formação.
Com base no dito por Mészarós e Brandão, podemos
nos perguntar: Que sociedade queremos? Que Educação
queremos? Que Universidade queremos? Tais indagações
constituem a tessitura do texto em que pretendemos apre-
sentar o relato de experiência referente à constituição de um
projeto de pesquisa interinstitucional e internacional, com
enfoque no tema da inclusão no Ensino Superior. O proje-
to de investigação que pretendemos apresentar é oriundo
do grupo de pesquisa Educação Popular na Universidade –
GRUPEPU, que tem como objetivos: a) Reunir pesquisadores
de diferentes áreas com interesse na educação popular, com
vistas à pesquisa para a ampliação e o aprofundamento dos
processos educativos e formativos na perspectiva do Ensino
Superior; b) Investigar o processo educativo e formativo no
Ensino Superior, a partir da tríade ensino, pesquisa e exten-
são visando o enfoque da educação popular; c) Potencializar
pesquisas no campo da educação popular, para a ampliação
das reflexões acerca das categorias freireanas; d) Estabelecer
conexões em rede, junto ao Instituto Paulo Freire; e) Socia-