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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

dos das nações nova infâmia se levanta a incitar as

raças umas contra as outras. A opressão grasna em

esquadrões, aterra no coração vivo, como em carni-

ça – e a miséria escorre pelo mundo todo, tal qual a

baba no rosto de idiotas. (Attila József)

Para Mészarós (2011) o capital, com suas metas, pode-

rá resultar à humanidade uma colheita amarga, e isso vemos

presente na realidade mundial e em nosso país. Neste sen-

tido, a lógica do capital, ilustrada nos versos acima, tem im-

pacto sobre a educação, que de acordo com Brandão (2002,

p. 63) temos:

Uma educação serviçal do ‘mundo dos negócios’,

através também do tornar ‘pública’ e crescente-

mente universal a ideia de que ‘este é o único mun-

do possível’. O único possível, e afinal, o melhor de

todos. Nele, o educado competente vem a ser ‘o

único Cidadão viável’ e a educação das competên-

cias de mercado será a que ofereça ‘os únicos co-

nhecimentos necessários’ para a sua formação.

Com base no dito por Mészarós e Brandão, podemos

nos perguntar: Que sociedade queremos? Que Educação

queremos? Que Universidade queremos? Tais indagações

constituem a tessitura do texto em que pretendemos apre-

sentar o relato de experiência referente à constituição de um

projeto de pesquisa interinstitucional e internacional, com

enfoque no tema da inclusão no Ensino Superior. O proje-

to de investigação que pretendemos apresentar é oriundo

do grupo de pesquisa Educação Popular na Universidade –

GRUPEPU, que tem como objetivos: a) Reunir pesquisadores

de diferentes áreas com interesse na educação popular, com

vistas à pesquisa para a ampliação e o aprofundamento dos

processos educativos e formativos na perspectiva do Ensino

Superior; b) Investigar o processo educativo e formativo no

Ensino Superior, a partir da tríade ensino, pesquisa e exten-

são visando o enfoque da educação popular; c) Potencializar

pesquisas no campo da educação popular, para a ampliação

das reflexões acerca das categorias freireanas; d) Estabelecer

conexões em rede, junto ao Instituto Paulo Freire; e) Socia-