XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
931
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
lizarem suas primeiras reuniões de trabalho e intercâmbio,
identificaram a possibilidade de incorporar ao projeto pes-
quisadores da Universidade de Passo Fundo (UPF/Brasil), do
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
e da Universidad de Málaga (Espanha).
Nesse sentido, como o projeto do EDITAL SECADI/
CAPES Nº 02/2014 tem seu término em 2019, os diferen-
tes movimentos de estudos, pesquisas e experiências serão
apresentados por meio da coletânea intitulada “Ensino Su-
perior e inclusão”, a partir da organização de três obras, as-
sim descritas: a obra, volume I, intitulada “Ensino Superior
”em movimento”: aproximações da inclusão pelos princípios
da Educação Popular”
6
, apresenta os aspectos históricos, po-
líticos, sociais e pedagógicos da UFFS, instituição de Ensino
Superior protagonista do projeto de pesquisa “CENTRO DE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES – CEFORP - ”Estudos sobre
interculturalidade na universidade” com ênfase nas popula-
ções indígenas, afrodescendente e pessoas com deficiência,
que fora aprovado e financiado pela CAPES.
O livro de volume II, intitulado “Ensino Superior e in-
clusão: palavras, pesquisas e reflexões entre movimentos
internacionais”, é constituído do registro dos diferentes mo-
vimentos das instituições (UFFS, UNIOESTE, UPF, UNaM, IE/
ULisboa e Universidad de Málaga), com relação aos temas
de inclusão no Ensino Superior, a partir do projeto de pes-
quisa “Ensino Superior: inclusão e permanência dos Setores
Populares”, em que são parceiras.
Já o volume III, a ser publicado em 2019, agrega a
parceria entre grupos de pesquisa e pesquisadores de di-
ferentes IES com a intenção de divulgar estudos e resulta-
dos das investigações do projeto de pesquisa “Ensino Supe-
rior: inclusão e permanência dos Setores Populares”, o qual
6
LOSS, Adriana Salete; et al. (Orgs.). Ensino Superior “em movimento”:
aproximações da inclusão pelos princípios da Educação Popular. Curitiba:
Editora CRV, 2018.
______; VAIN, Pablo Daniel. (Orgs.). Ensino Superior e inclusão: palavras,
pesquisas e reflexões entre movimentos internacionais. Curitiba: Editora
CRV, 2018.