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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
o propósito de pensar ‘círculo de cultura’ entre ‘situações
limites’ e ‘inéditos viáveis’.
Contexto que pretende superar olhares relevantes
sobre técnica, procedimentos ou mesmo métodos de ensi-
no para se situar no campo das referências que delimitam
significados à práxis pedagógica em educação física escolar
inserida no movimento da educação popular. Motivo pelo
qual ‘círculo de cultura’ se constitui, aqui, como elemento e
possibilidade de investigação com o que se pretende pensar
práticas pedagógicas em educação física escolar.
Por outro lado, corroborando com Muska Mosston e
Sara Ashworth (1990), as reflexões que giram no em torno
das metodologias de ensino devem superar certos nexos que
indicam a especificidade da área de conhecimento, atribuin-
do restrição pela própria especificidade didático-pedagógica
para, noutra direção, assumir metodologia de ensino em cam-
po mais aberto, um em que não havendo reservas por área
de conhecimento, se constitua em saber necessário à prática
educativa. Nem de uma ou outra área de conhecimento, mas
que se colocasse como Teoria Unificada do Ensino.
Diferente de metodologia de ensino para a matemá-
tica, história, línguas ou qualquer outra especificidade de
conhecimento, se pensasse a partir das teorias de aprendi-
zagem em que se situam os currículos, os projetos educa-
cionais incidindo nas práticas pedagógicas. Assim, a com-
preensão atribuída ao ‘círculo de cultura’ se amplia mediada
por argumentos teórico-filosóficos com os quais se explicam
o processo de tomada de decisão no trabalho pedagógico
orientado por princípios e valores da educação popular.
No caso da educação física escolar, a partir do mo-
mento em que lhe fora reconhecido seu pertencimento
(caráter pedagógico) na escola (dimensão curricular), legi-
timando-a como componente curricular, não será diferente.
Sua trajetória histórica, predominantemente orientada por
elementos mais conservadores de educação, não lhe consa-
grara rotina pedagógica. Nem, tampouco, lhe fora exigência
ações de mudança.