XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EDUCAÇÃO
POPULAR: CÍRCULOS DE CULTURA ENTRE
SITUAÇÕES LIMITES E INÉDITOS VIÁVEIS
Agostinho da Silva Rosas
1
Palavras-chave:
Educação física escolar. Educação popular.
Círculo de cultura.
INICIANDO A CONVERSA
Inserido no contexto das reflexões em que se funda-
mentam as práticas pedagógicas da educação física esco-
lar
2
, mediada por metodologia de ensino, este artigo faz seu
recorte no campo dos argumentos da educação popular.
Decerto, a amplitude deste campo requer outros recortes
de maneira a possibilitar clareza epistemológica no exer-
cício teórico que pretende situar a lógica da própria ação
metodológica em educação física. Assim, se assume a dina-
micidade da educação popular condicionada por educação
libertadora, maneira com à qual Paulo Freire delimitou ‘te-
mas e palavras geradoras’
3
para pensar a dialeticidade entre
sociedades abertas e fechadas.
Refinando ainda mais o campo da reflexão, ‘círculo de
cultura’ se afirma como opção cuja expressão pedagógica
declina sobre a maneira de delimitar ‘situações limites’ e en-
1
Universidade de Pernambuco (UPE), Escola Superior de Educação Física
(ESEF-UPE), Centro Paulo Freire-Estudos e Pesquisas.
agsrosas48@gmail. com2
O termo ‘escolar’ está sendo acrescido à educação física com o propó-
sito de diferenciar o ‘lugar’ da reflexão, distinguindo-o da formação de
bacharel em educação física. Aqui a discussão é orientada ao debate da
formação de professores cujo campo de atuação se insere no âmbito da
educação física enquanto componente curricular.
3
Tema e palavra geradora’ foram termos trabalhados por Paulo Freire para
situar, em dimensão de história e cultura, valores de conhecimento provo-
cadores à criação de outros conhecimentos. Sobre isso ver
Pedagogia do
oprimida
(1987), capítulo referente à
A dialogicidade, essência da educação
como prática da liberdade
.