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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

881

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EDUCAÇÃO

POPULAR: CÍRCULOS DE CULTURA ENTRE

SITUAÇÕES LIMITES E INÉDITOS VIÁVEIS

Agostinho da Silva Rosas

1

Palavras-chave:

Educação física escolar. Educação popular.

Círculo de cultura.

INICIANDO A CONVERSA

Inserido no contexto das reflexões em que se funda-

mentam as práticas pedagógicas da educação física esco-

lar

2

, mediada por metodologia de ensino, este artigo faz seu

recorte no campo dos argumentos da educação popular.

Decerto, a amplitude deste campo requer outros recortes

de maneira a possibilitar clareza epistemológica no exer-

cício teórico que pretende situar a lógica da própria ação

metodológica em educação física. Assim, se assume a dina-

micidade da educação popular condicionada por educação

libertadora, maneira com à qual Paulo Freire delimitou ‘te-

mas e palavras geradoras’

3

para pensar a dialeticidade entre

sociedades abertas e fechadas.

Refinando ainda mais o campo da reflexão, ‘círculo de

cultura’ se afirma como opção cuja expressão pedagógica

declina sobre a maneira de delimitar ‘situações limites’ e en-

1

Universidade de Pernambuco (UPE), Escola Superior de Educação Física

(ESEF-UPE), Centro Paulo Freire-Estudos e Pesquisas.

agsrosas48@gmail. com

2

O termo ‘escolar’ está sendo acrescido à educação física com o propó-

sito de diferenciar o ‘lugar’ da reflexão, distinguindo-o da formação de

bacharel em educação física. Aqui a discussão é orientada ao debate da

formação de professores cujo campo de atuação se insere no âmbito da

educação física enquanto componente curricular.

3

Tema e palavra geradora’ foram termos trabalhados por Paulo Freire para

situar, em dimensão de história e cultura, valores de conhecimento provo-

cadores à criação de outros conhecimentos. Sobre isso ver

Pedagogia do

oprimida

(1987), capítulo referente à

A dialogicidade, essência da educação

como prática da liberdade

.