Table of Contents Table of Contents
Previous Page  885 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 885 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

885

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

põe práxis no coletivo disponibilizando autonomia radical,

comunicação dialógica.

SITUANDO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ÂMBITO

DA REFLEXÃO

Vários tem sido os temas de preocupação entre es-

tudiosos no campo da educação física escolar. Há aqueles

cujas tensões de suas investigações foram pautadas na bus-

ca de argumentos com que fosse possível explicar a trajetó-

ria histórico-conceitual. Para outros, o interesse esteve asso-

ciado a identificação de conexões entre educação física e a

diversidade de teorias orientadas por elementos da saúde,

da sociologia, da antropologia. Houve aqueles em que a di-

mensão comportamental, campo da psicologia, se afirmara

enquanto objeto de investigação.

Noutra direção, pode-se pensar nos projetos de

pesquisas que foram condicionados por preocupações de

cunho pedagógico, seja sob a expressão escolar ou não-es-

colar. Entre estes a amplitude de olhares vem se alargando

com temáticas que pretendem ora explicar, ora compreen-

der, analisar, descrever, caracterizar o campo pedagógico

em que educação física vem sendo delimitada, ao ponto de

se transformar em componente curricular. Aliás, sobre isso,

há certa demanda que declara discussão política de afirma-

ção do lugar da educação física em contexto de escolari-

zação. Justamente no momento em que lhe acrescenta a

conotação de componente curricular.

Para outros, a relação de professores e estudantes

no ambiente das políticas públicas, de escolas públicas, da

formação destes professores para atuar no processo de en-

sino-aprendizagem, na prática didático-pedagógica vai se

constituir em seu campo de pesquisa.

No momento da criação deste artigo, o ‘tema gerador’,

com o qual se pretende investir, contribuindo com o debate

atual da educação física escolar, mediada por elementos da

educação popular, declina sobre a conotação metodologia

de ensino situada no espaço da educação libertadora com