XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
885
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
põe práxis no coletivo disponibilizando autonomia radical,
comunicação dialógica.
SITUANDO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ÂMBITO
DA REFLEXÃO
Vários tem sido os temas de preocupação entre es-
tudiosos no campo da educação física escolar. Há aqueles
cujas tensões de suas investigações foram pautadas na bus-
ca de argumentos com que fosse possível explicar a trajetó-
ria histórico-conceitual. Para outros, o interesse esteve asso-
ciado a identificação de conexões entre educação física e a
diversidade de teorias orientadas por elementos da saúde,
da sociologia, da antropologia. Houve aqueles em que a di-
mensão comportamental, campo da psicologia, se afirmara
enquanto objeto de investigação.
Noutra direção, pode-se pensar nos projetos de
pesquisas que foram condicionados por preocupações de
cunho pedagógico, seja sob a expressão escolar ou não-es-
colar. Entre estes a amplitude de olhares vem se alargando
com temáticas que pretendem ora explicar, ora compreen-
der, analisar, descrever, caracterizar o campo pedagógico
em que educação física vem sendo delimitada, ao ponto de
se transformar em componente curricular. Aliás, sobre isso,
há certa demanda que declara discussão política de afirma-
ção do lugar da educação física em contexto de escolari-
zação. Justamente no momento em que lhe acrescenta a
conotação de componente curricular.
Para outros, a relação de professores e estudantes
no ambiente das políticas públicas, de escolas públicas, da
formação destes professores para atuar no processo de en-
sino-aprendizagem, na prática didático-pedagógica vai se
constituir em seu campo de pesquisa.
No momento da criação deste artigo, o ‘tema gerador’,
com o qual se pretende investir, contribuindo com o debate
atual da educação física escolar, mediada por elementos da
educação popular, declina sobre a conotação metodologia
de ensino situada no espaço da educação libertadora com