XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
“DIZER A SUA PALAVRA”: UMA ANÁLISE
SOBRE A EXPERIÊNCIA DOCENTE NO PRÉ-
UNIVERSITÁRIO POPULAR ALTERNATIVA
ATRAVÉS DE GRUPOS FOCAIS
Tatiane Fernanda Gomes
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INTRODUÇÃO
Admitindo que a educação popular nasceu “no seio
das organizações populares” (PEREIRA e PEREIRA 2010,
p.73), ou seja, fora da escola e demais instituições formais,
os cursos pré-vestibulares e pré-universitários populares
também se identificam como espaços de educação popular.
Os “cursinhos
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” estão inseridos em um movimento de de-
mocratização da educação, que busca viabilizar a ampliação
do acesso à educação superior, além de contribuírem para
a formação dos educadores que neles atuam. Esses espaços
educacionais alternativos fomentam a discussão em torno
do direito à educação e ao acesso e permanência de es-
tudantes oriundos das classes populares na universidade,
além de problematizar a “educação bancária”, presente no
sistema educacional brasileiro, propondo uma educação
que valoriza os saberes populares e incentiva o diálogo e a
problematização (FREIRE, 1987).
Este trabalho enfoca a metodologia utilizada em pes-
quisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Gradua-
ção Profissional em Educação da Universidade Federal da
Fronteira Sul Campus Erechim, cujo lócus de investigação
foi o Pré-Universitário Popular Alternativa - PUPA, projeto de
extensão, concretizado como curso preparatório ao ingresso
ao ensino superior. Ele caracteriza-se pela intencionalidade
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Mestra em Educação (UFFS Erechim). Servidora técnico-administrativa da
UFSM. E-mail:
tatiane@ufsm.br.2
A designação “cursinho” é originária da curta e objetiva duração dos pri-
meiros cursos preparatórios ao vestibular (PEREIRA, 2007, p. 48).