XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
873
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
das em três ou quatro países do Norte. Então, nosso primeiro
problema para quem vive no Sul é que as teorias estão fora
do lugar; não se ajustam realmente a nossas realidades so-
ciais
”. Esse cenário se reflete em diversos campos, incluindo
a computação. Sendo assim, ao buscar entender as princi-
pais formas de ensino de computação, não se pode deixar
de relacioná-las com técnicas pedagógicas desenvolvidas
na América Latina e com a realidade dos latino-americanos.
É assim que será possível desenvolver uma educação que
contemple aqueles cujas necessidades não são amparadas
pelas aplicações desenvolvidas hoje.
RESULTADOS ESPERADOS
Através deste projeto, busca-se criar uma forma de
educação ligada a conceitos da computação de forma po-
pular e de baixo custo, além de despertar o interesse de
minorias em tecnologia. Junto dos participantes do projeto
e da pesquisa, espera-se obter uma maior compreensão das
reais necessidades dos brasileiros em relação às soluções
tecnológicas em desenvolvimento e em uso atualmente.
Com isso, pode-se dar início a um desenvolvimento que seja
feito pelo povo e para o povo, bem como Benjamin (2015)
afirma: “
métodos de automação e tecnologias como a inteli-
gência artificial continuarão transformando nosso trabalho,
nossas vidas, nossa sociedade. Compete a nós definir se o re-
sultado será inclusivo ou excludente, justo ou laissez-faire
”.
REFERÊNCIAS
BENJAMIN, Ruha.
From Park Bench to Lab Bench:
Whose
future are we designing. TEDx Baltimore Talk, 2015.
Disponível em
<https://www.youtube.com/watch?v= _8RrX4hjCr0>. Acesso em 30 mar. 2018.
CETINTEMEL, Ugur et al.
Pathways to Diversity and Inclu-
sion:
An Action Plan for Brown University’s Depart-
ment of Computer Science. Technical report, Brown
University, 2016.