Table of Contents Table of Contents
Previous Page  873 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 873 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

873

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

das em três ou quatro países do Norte. Então, nosso primeiro

problema para quem vive no Sul é que as teorias estão fora

do lugar; não se ajustam realmente a nossas realidades so-

ciais

”. Esse cenário se reflete em diversos campos, incluindo

a computação. Sendo assim, ao buscar entender as princi-

pais formas de ensino de computação, não se pode deixar

de relacioná-las com técnicas pedagógicas desenvolvidas

na América Latina e com a realidade dos latino-americanos.

É assim que será possível desenvolver uma educação que

contemple aqueles cujas necessidades não são amparadas

pelas aplicações desenvolvidas hoje.

RESULTADOS ESPERADOS

Através deste projeto, busca-se criar uma forma de

educação ligada a conceitos da computação de forma po-

pular e de baixo custo, além de despertar o interesse de

minorias em tecnologia. Junto dos participantes do projeto

e da pesquisa, espera-se obter uma maior compreensão das

reais necessidades dos brasileiros em relação às soluções

tecnológicas em desenvolvimento e em uso atualmente.

Com isso, pode-se dar início a um desenvolvimento que seja

feito pelo povo e para o povo, bem como Benjamin (2015)

afirma: “

métodos de automação e tecnologias como a inteli-

gência artificial continuarão transformando nosso trabalho,

nossas vidas, nossa sociedade. Compete a nós definir se o re-

sultado será inclusivo ou excludente, justo ou laissez-faire

”.

REFERÊNCIAS

BENJAMIN, Ruha.

From Park Bench to Lab Bench:

Whose

future are we designing. TEDx Baltimore Talk, 2015.

Disponível em

<https://www.youtube.com/watch?v= _8RrX4hjCr0>

. Acesso em 30 mar. 2018.

CETINTEMEL, Ugur et al.

Pathways to Diversity and Inclu-

sion:

An Action Plan for Brown University’s Depart-

ment of Computer Science. Technical report, Brown

University, 2016.