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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
o progresso científico e tecnológico que não res-
ponde fundamentalmente aos interesses humanos,
às necessidades de nossa existência, perdem, para
mim, sua significação. [...] Não se trata, acrescente-
mos, de inibir a pesquisa e frear os avanços mas de
pô-los a serviço dos seres humanos. A aplicação de
avanços tecnológicos com o sacrifício de milhares
de pessoas é um exemplo a mais de quanto pode-
mos ser transgressores da ética universal do ser hu-
mano e o fazemos em favor de uma ética pequena,
a do mercado, a do lucro.
OBJETIVOS
Neste trabalho, busca-se fomentar o desenvolvimento
tecnológico feito no Brasil para toda a população brasileira,
através do acesso à tecnologia e o incentivo à inclusão. Com
isso, espera-se instigar as pessoas a terem conhecimento
sobre como os sistemas que as cercam funcionam, para que
não sejam apenas espectadores do progresso tecnológi-
co, mas também sejam parte deste avanço. A promoção às
tecnologias e ao pensamento computacional aqui apresen-
tados serão baseados em técnicas de ensino influenciadas
pelas obras do educador Paulo Freire.
REFERENCIAL TEÓRICO
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Brown
constatou que mais da metade das pessoas cursando Ciên-
cia da Computação eram brancas e 3/4 delas, homens (CE-
TINTEMEL et al., 2016). No Brasil, apenas 26,6% das pessoas
graduadas no curso são mulheres (IBGE, 2012a). Todavia,
esta proporção não representa a população brasileira, uma
vez que menos de 50% das pessoas brasileiras são brancas,
e menos de 50% da população é composta por homens
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(IBGE, 2012b).
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O resultado e a análise em relação ao gênero da população brasileira,
realizados através do censo de 2010, dividem sua amostra de duas formas:
homem e mulher. Não há especificações relacionadas a pessoas cis, trans
- binárias ou não-binárias - ou interssexo.