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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Pôr em prática um tipo de educação que provoca

criticamente a consciência do estudante necessaria-

mente trabalha contra alguns mitos que nos defor-

mam. Esses mitos deformadores vêm da ideologia

dominante na sociedade. Ao contestar esses mitos,

também, contestam o poder dominante. (FREIRE,

Paulo, 1986, p. 39).

Na tentativa de expandir o diálogo acerca do idioma

com o qual o professor fala para seus alunos comuns ou para

o público em geral, a obra dialoga sobre as relações confli-

tuosas dentro de sala de aula, como a limitação da partici-

pação dos alunos, resultando em discussões que o professor

acaba tendo consigo mesmo, respondendo em voz alta as

perguntas que ele mesmo formula. Diante da restrição da

participação efetiva dos estudantes, torna-se necessária a

proposição, não da abolição dos conceitos didáticos e jar-

gões acadêmicos, mas a aproximação com o concreto, com

o cotidiano dos alunos.

O abismo entre as falas compreende: a distância lin-

guística, professores com encargos tecnicistas e linguajar

culto, espaços entre o conhecimento do aluno e do pro-

fessor, assuntos difusos que fogem da realidade do aluno

e a pretensiosidade do educador com relação ao saber do

educando.

Na compreensão do professor para com o universo do

aluno, a interação das experiências deve se completar com a

percepção do docente a do discente, nas diferentes formas

de leitura do mundo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A formação do profissional libertador parte do princí-

pio do debate horizontal, promovendo a quebra do abismo

da verticalidade - noção de professor autoritário e aluno ou-

vinte. O educador libertador, caracteriza-se como o oposto

do educador domesticador, através da tentativa de estabe-

lecer uma relação de coleguismo com os estudantes, porém,

isso não significa que o professor se iguale ao aluno, mas