XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
ABISMO ENTRE AS FALAS:
PROFESSORES E ALUNOS
Thífany Piffer
1
Luíza Zelinscki Lemos Pereira
2
Palavras-chave:
Educação popular. Paulo Freire. Diálogo.
Conhecimento. Educador libertador.
INICIANDO A REFLEXÃO
A educação é um ato político. O professor apresen-
ta-se, também, como um ator político e como tal interage
diretamente na formação do aluno, de suas formas de ser
e agir, reconhecendo a trajetória do estudante e agindo a
partir da conscientização do papel do aluno como sujeito de
sua própria história.
Baseado no livro “Medo e Ousadia – O cotidiano do
professor” (1986) de Paulo Freire, essa reflexão tem como
fundamento os desafios da transformação do ciclo gnosio-
lógico a partir da concepção da didática pedagógica em
contraponto à transferência de conhecimento, enfatizando
a distância do diálogo entre professor e aluno, ou seja, o
conflito político entre o idioma padrão, mais especificada-
mente, termos técnicos, jargões acadêmicos em relação ao
idioma coloquial, utilizado pelos discentes.
Objetivando o diálogo acerca das problemáticas em
pauta e a tentativa de buscar alternativas capazes de superar
as barreiras linguísticas impostas pelo sistema vigente, esse
texto traz uma análise crítica a respeito das práticas em sala
de aula que almejam a aproximação educador-educando,
que são características de um educador libertador.
1
Acadêmica do curso de Licenciatura em História da UFFS
Campus
Erechim e
bolsista do grupo Práxis PET – Conexões de Saberes. E-mail:
thifanypiffer1@ gmail.com2
Acadêmica do curso de Licenciatura em História da UFFS
Campus
Erechim.
E-mail:
luluh.zelinscki@hotmail.com