XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
819
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
Organiza-se o texto nos seguintes subtemas
: Uma educa-
ção não neutra, dinâmica e contraditória
, apresenta-se uma
compreensão sobre a relação educativa na qual o educador
assume uma postura política não neutra, tornando-a em
prol da constituição da concepção crítica dos seres huma-
nos diante da realidade vivida e na
Palavra-ação-reflexão,
reflete-se sobre uma prática educativa democrática e crítica
a qual mantém correlacionadas a leitura do mundo e a lei-
tura da palavra, como leitura da realidade, na qual os seres
humanos atuarão sobre essa, de forma a propor transforma-
ções no meio social. Após, seguem as
considerações finais.
UMA EDUCAÇÃO NÃO NEUTRA, DINÂMICA E
CONTRADITÓRIA
A proposta freiriana, a partir dos pressupostos enun-
ciados, compreende que o ser humano, em dado momento,
passa a compreender e tomar consciência de seu papel no
mundo, por meio de uma teoria que o torna capaz de in-
terpretar esse momento histórico. Tal situação leva esse ser
a um segundo momento, no qual o sujeito passa a dizer a
sua palavra e, consequentemente, a agir para transformar a
realidade em que está inserido.
Aqui se constrói uma relação entre o pensar-dizer a
sua palavra e o agir, dado que a consciência se plenifica na
palavra e na ação. Na obra
Cartas a Guiné-Bissau: registros
de uma experiência em processo
, Freire (1978) reflete sobre a
experiência em Bissau, com a alfabetização de trabalhadores
adultos
6
, relações educativas essas consideradas como ato
político. O processo caracterizava-se como aprendizado crí-
tico de leitura e escrita, e não como memorização alienante
de palavras e/ou frases.
Para o mesmo autor, o importante não é o aprendiza-
do da leitura e da escrita como exercício dessas atividades
dissociado da compreensão crítica do contexto social, mas
6
Na obra
Cartas a Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo
,
Freire (1978), entre os anos de 1975 e 1976, insere-se no contexto de alfa-
betização de adultos em Bissau, na África.