XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
tão da formação de professores vem sendo essencial nos
espaços escolares, mas problematizamos essa tal importân-
cia. Temos pelo menos duas perspectivas: formação para o
mercado e formação crítica ao projeto neoliberal. A nossa
luta e afirmação é pela formação pedagógica que desvele
os conhecimentos historicamente construídos, analise-os e
aprofunde-os para que além de compreensão destes possa-
mos construirmos novos conhecimentos. Cabe lembrar Frei-
re (1996) ao expressar que o ensinar não se limita apenas
em transferir conhecimentos, senão também no desenvolvi-
mento da consciência de um ser humano inacabado em que
o ensinar se torna um compreender a educação como uma
forma de intervir na realidade da pessoa e do mundo.
Voltando ao Freire ( 1996) a sua concepção de forma-
ção está articulada com muitos saberes, entre eles: a dispo-
nibilidade para o diálogo, a criticidade, o respeito aos sa-
beres dos educandos e acreditar e lutar pela transformação
social. Ele reafirma que que a mudança é possível, mesmo
sendo difícil. Toda mudança implica denúncia e anúncio. Na
AEPPA conhecemos uma história de luta de educadores(as)
sem formação que trabalham em instituições conveniadas
com a Prefeitura de Porto Alegre. A luta desse movimento
popular é pela formação e valorização dessas profissionais.
A perspectiva formativa baseia-se na concepção de Educa-
ção Popular em Freire. ( PAULO, 2013).
Temos o conhecimento da multiplicidade de Institui-
ções formadoras de educadores (as) e que nos últimos anos, o
setor privado tem se alastrado por todas as cidades e Estados.
São estes setores que tem dominado o chamado mercado da
educação. Os movimentos contrários aos projetos de educa-
ção mercadológica propõem resistir a esse modelo educacio-
nal. Temos vários exemplos para além da AEPPA, como o MST
e outros tantos movimentos de Educação do Campo.
Uma prática transformadora requer conhecimento de
causa e de projetos que estão em disputa. Devemos, em
nosso entendimento, estar conscientes que necessitamos
formar e nos formar a partir da pesquisa militante, pois