XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
OS SABERES POPULARES E A
EXPERIÊNCIA DOS POVOS DO CAMPO
NA PERSPECTIVA FREIRIANA
Aline Mesquita Corrêa
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RESUMO:
Este trabalho problematiza os saberes populares
e a experiência dos povos do campo a partir da perspectiva
freiriana, compreendendo que a educação do campo, na Es-
cola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, trama resistências
e alternativas frente a superação do modelo hegemônico,
entrelaçando os sujeitos do campo como produtores/as de
conhecimento e de experiências creditáveis no processo de
emancipação humana. Metodologicamente e teoricamen-
te andarilha-se pela perspectiva freiriana em diálogo com
teórico-crítica e elementos de pesquisa participante. Com-
preende-se neste processo investigativo que os saberes e as
experiências dos povos do campo, constituem importantes
elementos para a trama da humanização, do ser mais e de
campo epistemológico como matriz suleadora da educação
do campo.
Palavras-chave:
Saberes Populares; Experiências dos povos do
campo; Epistemologia do Campo; Pedagogia da Alternância.
INTRODUÇÃO
A Educação do Campo
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, como fruto das resistências
e práxis dos movimentos e organizações político-sociais
1
Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutoranda em Educação pelo Pro-
grama de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, bolsista PROSUC CAPES
TAXA. Professora na Rede Pública Municipal de Sobradinho-RS
alinemes- quitta@yahoo.com.br2
Conforme as reflexões de Caldart (2012), a educação do campo pode ser
compreendida como fenômeno da realidade brasileira atual e que seu
objetivo, bem como seus sujeitos, a remetem ao trabalho, à cultura, ao
conhecimento e ao embate de classe entre os projetos de campo e as
lógicas de agricultura que implicam no projeto de sociedade de formação
humana.