XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
receram elementos para o desenvolvimento das reflexões
apresentadas.
Considerando a Educação do Campo, a Pedagogia
da Alternância e a aproximação dialógica e investigativa
com a EFASC e seus sujeitos, portanto homens e mulheres
do campo, a seguir, no desenvolvimento discute-se sobre
o entrelaçamento entre os saberes populares, a experiên-
cia dos povos do campo e a pedagogia da alternância na
constituição de uma educação do campo como resistência
ao modelo hegemônico de conhecimento e a constituição
de alternativas se articulam ao campo como local de vidas,
sonhos, possibilidades e limites que colocam todos e todas
deste território na luta por humanização.
OS SABERES POPULARES, A EXPERIÊNCIA DOS POVOS
DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
Para Paulo Freire (1995), os homens e mulheres opri-
midos em resistência à opressão criam e recriam a sua exis-
tência. Ao tomarem consciência de sua condição, posta em
ser menos, tentam libertar-se e para isso criam alternativas
que estão vinculadas aos seus saberes e as suas experiências
e assim, formam-se e se (re) colocam na busca pelo seu ser
mais no cosmos.
Neste sentido, a diversidade de conhecimentos está
exposta, no entanto se torna necessário reconhecê-la. As-
sim, a escola, muitas vezes, ainda é compreendida como o
único local no qual se ensina e se aprende conhecimentos.
No entanto, Brandão (1984) problematiza que é importante
lembrar que anterior à existência de escolas, os povos, prin-
cipalmente do campo, ensinavam e aprendiam de geração
em geração através da palavra e da experiência. Com a cria-
ção de escolas, sem desmerecê-las, compreende-se que,
(...) no interior disso que damos o nome de civiliza-
ção – um produto do trigo, do arroz e do milho – a
cidade criou a escola. Primeiro como um lugar nos
templos onde eram educados os nobres e sacerdo-
tes, também escribas e legisladores; depois, pou-