XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
mentos intuitivos ou subjetivos”. (Santos, 2010, p. 33-34).
No entanto, existe uma luta cotidiana para que o “falso pen-
sar” denunciado por Santos ao se manifestar na práxis do-
-discente seja superado, pois segundo o educador Samuel
(2015), “melhor do que professor passar a receita de como
se faz compota, é a mulher camponesa que não somente
sabe a receita, mas faz a compota e tem um conhecimento
de sua prática, ela teoriza e pratica
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”.
Assim, a experiência surge espontaneamente no ser
social, mas não surge sem pensamento. “Surge porque
homens e mulheres (e não apenas filósofos) são racionais,
e refletem sobre o que acontece a eles e ao seu mundo”.
(THOMPSON, 1987, p. 16). Assim, o conceito de experiência
em Thompson explícita que há uma relação implicada entre
o pensamento e a ação, o que “pressupõe o diálogo entre o
ser social e a consciência social” (FREIRE, 2005).
A reivindicação pelo reconhecimento de seus saberes
e o modo singular como produzem suas experiências con-
vidam a pensar outras relações de poder e saber, ou seja,
outros modos de produção da vida e da existência humana
que não são mitos nem magia, mas oriundos da realidade.
Assim afirmando-se como povos sábios “estão em disputa
contra o conhecimento hegemônico e, também, por outro
padrão de poder-saber”. (Arroyo, 2012, p. 257). Neste ca-
minho as histórias de vida, os sonhos e as esperanças são
tomadas como essência dos processos educativos que se
colocam no desafio de tramar uma educação no campo e
dos/com povos do campo.
Diante dos processos educativos se constituem com
a pretensão de uma forma humana e crítica, Freire (1995)
reflete que não se pode fechar os olhos para as tentativas
e ações que o homem e a mulher realizam no sentido de
constituírem-se ser mais. Assim, o reconhecimento dos sa-
beres e experiências dos povos do campo como referência
epistemológica se coadunam não somente aos princípios da
Educação do Campo, como também da Educação Popular e
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Anotações do Diário de Campo, 27/04/2015.