Table of Contents Table of Contents
Previous Page  500 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 500 / 2428 Next Page
Page Background

500

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eu-

rocêntricos. In: LANDER, Edgardo. (Org.).

A coloniali-

dade do saber:

eurocentrismo e ciências sociais. 1 ed.

Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências

Sociales – CLACSO, 2005.

MORIGI, Valer.

A escola do MST:

uma utopia em constru-

ção. Porto Alegre: Mediação, 2003.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e

América Latina. In: LANDER, Edgardo. (Org.).

A colo-

nialidade do saber:

eurocentrismo e ciências sociais.

1 ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciên-

cias Sociales–CLACSO, 2005.

RIBEIRO, Marlene.

Movimento camponês, trabalho e edu-

cação:

liberdade, autonomia, emancipação: princí-

pios/finas da formação humana. 1. ed. São Paulo: Ex-

pressão Popular, 2010.

SANTOS, Milton.

Da totalidade ao lugar.

São Paulo: EDUSP,

2005.

STRECK, Danilo R. ADAMS, Telmo.

Pesquisa Participante,

emancipação e (des) colonialidade.

Editora CRV,

2014.

THOMPSON, E. P.

A formação da classe operária inglesa.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 3 v.

VERGÜTZ, Cristina Luisa Bencke.

Aprendizagens na peda-

gogia da alternância da Escola Família Agrícola de

Santa Cruz do Sul.

2013. 172 f. Dissertação (Mestra-

do) - Universidade de Santa Cruz do Sul, 2013.