500
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eu-
rocêntricos. In: LANDER, Edgardo. (Org.).
A coloniali-
dade do saber:
eurocentrismo e ciências sociais. 1 ed.
Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências
Sociales – CLACSO, 2005.
MORIGI, Valer.
A escola do MST:
uma utopia em constru-
ção. Porto Alegre: Mediação, 2003.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e
América Latina. In: LANDER, Edgardo. (Org.).
A colo-
nialidade do saber:
eurocentrismo e ciências sociais.
1 ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciên-
cias Sociales–CLACSO, 2005.
RIBEIRO, Marlene.
Movimento camponês, trabalho e edu-
cação:
liberdade, autonomia, emancipação: princí-
pios/finas da formação humana. 1. ed. São Paulo: Ex-
pressão Popular, 2010.
SANTOS, Milton.
Da totalidade ao lugar.
São Paulo: EDUSP,
2005.
STRECK, Danilo R. ADAMS, Telmo.
Pesquisa Participante,
emancipação e (des) colonialidade.
Editora CRV,
2014.
THOMPSON, E. P.
A formação da classe operária inglesa.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 3 v.
VERGÜTZ, Cristina Luisa Bencke.
Aprendizagens na peda-
gogia da alternância da Escola Família Agrícola de
Santa Cruz do Sul.
2013. 172 f. Dissertação (Mestra-
do) - Universidade de Santa Cruz do Sul, 2013.