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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

do do seu jeito, conhecendo a propriedade7. (Srº.

Sérgio, agricultor familiar, 2015).

A partir da fala desse agricultor é possível, novamen-

te, resgatar que há uma pedagogia do campesinato, que se

refere à experiência como processo educativo. No reconhe-

cimento e legitimação dos saberes populares como passí-

veis de visibilidade, um dos pontos de partida e chegada é a

experiência, no sentido de um mundo vivido e refletido, que

os povos do campo trazem e neste mesmo processo produ-

zem e reproduzem histórias. E desse modo,

(...) a sessão familiar é, também, uma sessão de es-

tudos que deve expressar um compromisso social

com a educação. Para que a EFA possa existir, legal-

mente, está registrado que em casa os filhos e filhas

estão tendo aula com seus pais e mães. Quando o

aluno (sic) vai para casa, a pesquisa deve ser feita

com a família. E não existe certo nem errado

8

. (Cris-

tina, educadora e coordenadora pedagógica, 2015).

Se a pesquisa deve ser feita em casa é porque o sa-

ber da família está sendo reconhecido, bem como respei-

tado e valorizado. Pois todo mundo sabe alguma coisa ou

ignora alguma coisa, entretanto não há um saber absoluto e

nem uma ignorância absoluta. E, a pedagogia da alternância

toma esse pressuposto em seu processo educativo, sendo a

referência epistemológica que a trama.

Neste mesmo sentido, no que se refere ao monopólio

da palavra ou do saber, Santos (2007) reflete que a segre-

gação histórica mais radical e opressora para com os povos

oprimidos é o fato de terem sido declarados como incapa-

zes de produzir conhecimento reconhecível. Seus conheci-

mentos não são reconhecidos como conhecimentos porque

são “produzidos por coletivos segregados como incultos e

primitivos, como irracionais atolados no misticismo. Desse

lado do “falso pensar”, não há conhecimento aceitável, real,

apenas existem crenças, opiniões, magia, idolatria, entendi-

7

Anotações do Diário de Campo, Santa Cruz do Sul, 27/04/2015.

8

Anotações do Diário de Campo, Santa Cruz do Sul, 02/10/2015.