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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

da Pedagogia da Alternância. E, é nesse entrelaçamento de

práxis que o campesinato se protagoniza, se cria e se (re)

cria na luta contra a lógica dominante do sistema predatório

e incivilizatório, que é o capitalismo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os saberes populares e a experiência dos povos

do campo vão sendo compreendidos na medida em que

se pode observar como os movimentos sociais do cam-

po, constituem suas formas de viver e suas possibilidades

emancipatórias a partir das práxis do-discentes, bem como

de estratégias de resistência, enfrentamento e superação da

situação desumanizadora.

Estes saberes sempre existiram e produziram o cam-

po enquanto campo epistemológico, contudo nem sempre

foram considerados como afirmação do campesinato, bem

como conhecimentos e produção da vida encharcados do

protagonismo histórico e da luta pela vida do/no campo. A

pedagogia da alternância, neste sentido, precisa ser vista na

dimensão histórico dialética, no sentido de apontar eman-

cipação humana, e, ao mesmo tempo, de se confrontar com

os limites estruturais oriundos do sistema capitalista e da

racionalidade dominante a fim de superá-los.

A colonialidade naturaliza que o conhecimento do

camponês e da camponesa está do lado do falso pensar, é

“inválido”. E, durante décadas o campesinato, infelizmente,

compreendeu erroneamente que seu pensar era inválido e

que o fato de não “terem estudo” e nem viverem na cidade,

os fazia menos. Atualmente em detrimento dos movimen-

tos sociais protagonizados pelos próprios camponeses e

camponesas, muitos homens e mulheres do campo pro-

cessualmente vêm se conscientizando da importância de

suas existências, de suas lutas e do campo epistemológico

que dispõe para tramarem uma educação humana, digna

e justa que considere as pessoas, o meio em que vivem e

as visões sociais de mundo para qual caminham em busca

de seu ser mais.