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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
da Pedagogia da Alternância. E, é nesse entrelaçamento de
práxis que o campesinato se protagoniza, se cria e se (re)
cria na luta contra a lógica dominante do sistema predatório
e incivilizatório, que é o capitalismo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os saberes populares e a experiência dos povos
do campo vão sendo compreendidos na medida em que
se pode observar como os movimentos sociais do cam-
po, constituem suas formas de viver e suas possibilidades
emancipatórias a partir das práxis do-discentes, bem como
de estratégias de resistência, enfrentamento e superação da
situação desumanizadora.
Estes saberes sempre existiram e produziram o cam-
po enquanto campo epistemológico, contudo nem sempre
foram considerados como afirmação do campesinato, bem
como conhecimentos e produção da vida encharcados do
protagonismo histórico e da luta pela vida do/no campo. A
pedagogia da alternância, neste sentido, precisa ser vista na
dimensão histórico dialética, no sentido de apontar eman-
cipação humana, e, ao mesmo tempo, de se confrontar com
os limites estruturais oriundos do sistema capitalista e da
racionalidade dominante a fim de superá-los.
A colonialidade naturaliza que o conhecimento do
camponês e da camponesa está do lado do falso pensar, é
“inválido”. E, durante décadas o campesinato, infelizmente,
compreendeu erroneamente que seu pensar era inválido e
que o fato de não “terem estudo” e nem viverem na cidade,
os fazia menos. Atualmente em detrimento dos movimen-
tos sociais protagonizados pelos próprios camponeses e
camponesas, muitos homens e mulheres do campo pro-
cessualmente vêm se conscientizando da importância de
suas existências, de suas lutas e do campo epistemológico
que dispõe para tramarem uma educação humana, digna
e justa que considere as pessoas, o meio em que vivem e
as visões sociais de mundo para qual caminham em busca
de seu ser mais.