XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
499
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
REFERÊNCIAS
ARROYO, Miguel Gonzáles. Diversidade. In: CALDART, Rose-
li Salete. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo.
FRIGOTTO, Gaudêncio.
Dicionário da Educação do
Campo.
Expressão Popular, 2012. p 229-237.
SANTOS, Boaventura de Sousa.
Renovar a teoria crítica e
reinventar a emancipação social.
São Paulo: Boitem-
po, 2007.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues.
Educação popular.
São Paulo:
Brasiliense, 1984.
CALDART, Roseli Salete.
Sobre Educação do Campo.
Brasí-
lia: MDA, 2010
CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: CALDART,
Roseli Salete. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO,
Paulo. FRIGOTTO, Gaudêncio.
Dicionário da Educa-
ção do Campo.
Expressão Popular, 2012. p 259-257.
FERNANDES, Bernardo Mançano.
Educação do Campo:
Tipologia de território. Entrevistadora: Aline Corrêa.
Gravação Sonora (30min). Entrevista concedida à pes-
quisa Escola Família de Santa Cruz do Sul: Pedagogia
da Alternância e Possibilidades Emancipatórias. 2015
FREIRE, Paulo.
Educação e mudança.
3 ed. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo.
A educação na cidade.
2 ed. São Paulo: Cor-
tez, 1995.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da esperança:
um reencontro
com a pedagogia do oprimido. 3 ed São Paulo: Paz e
Terra, 1994.
FREIRE, Paulo.
Conscientização:
teoria e prática da liberta-
ção, uma introdução ao pensamento de Paulo Freire.
3 ed. São Paulo: Moraes, 1992.
REIRE, Paulo.
Ação cultural para a liberdade e outros es-
critos.
3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.