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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

co a pouco, como um lugar separado para o puro

exercício do ensino, a educação encontra nela e nos

sistemas que gera, pela primeira vez, a possibilida-

de de separar-se das outras práticas sociais em que

esteve sempre imersa (BRANDÃO, 1984, p. 23).

Para tanto, entende-se que a educação sempre esteve

presente, inerente ao ser humano. E, esse modo de educa-

ção ainda é encontrado em contextos onde a “escolarização

do mundo” pouco alcançou. Trata-se, portanto, da educação

que acontece com a vida e grande parte desta está imbri-

cada na práxis de sobreviver em harmonia com a natureza

e com os homens e mulheres, no trabalho como processo

educativo e na própria experiência.

Contudo, o sistema educativo descontextualizado

coaduna-se ao padrão segregador do conhecimento, bem

como ao monopólio da palavra e com isso, “é preciso estu-

dar para não ficar na roça carregando pedra como burro”

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ou ainda “é preciso estudar para não ter que viver da roça

como o teu pai”

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. Ou seja, os saberes que os pais e mães

constroem a partir de suas vivências e experiências no e do

campo são observados, muitas vezes, como conhecimento

arcaico e passível de esquecimento numa experiência edu-

cativa descontextualizada o que requer que reconheçamos a

importância, bem como o legado da educação do campo na

visibilidade de “outros” saberes e de “outros sujeitos” pro-

dutores e produtoras de conhecimento.

Frente à educação que desconhece o campo como

local de vida em que se produzem saberes, a Pedagogia da

Alternância vinculada à Educação do Campo toma como re-

ferência epistemológica os saberes populares e as experiên-

cias dos povos do campo por compreender que existe uma

pedagogia própria do camponês e da camponesa. Nesta re-

lação dialética, vincula-se, além da do-discência, a produção

de alimentos com base agroecológica, o manejo orgânico,

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Anotações do Diário de Campo- Formação com as famílias- Santa Cruz do

Sul- 08/04/2015

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Anotações do Diário de Campo- Formação com as famílias- Santa Cruz do

Sul- 08/04/2015