Table of Contents Table of Contents
Previous Page  484 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 484 / 2428 Next Page
Page Background

484

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ficativo, referindo-se assim, ao conjunto de trabalhadores

que habita no campo. Por isso estes temas – terra e traba-

lho, diversidade dos povos do campo, sustentabilidade, ci-

dadania – são fundamentais para integrarem os conteúdos

dos Projetos Pedagógicos das Escolas do Campo. Desta

forma se constituirão Escolas verdadeiramente vinculadas

à vida e à realidade dos povos do campo, ou seja, Escolas

Vivas.

REFERÊNCIAS

ADORNO, T. W.

Educação e Emancipação

. Rio de Janeiro:

Paz e Terra, 1995.

ARROYO, M. G.

A Educação Básica e o Movimento Social

do Campo

, Brasília: Articulação, 1999. (Coleção Por

uma Educação Básica no Campo).

ARROYO, M. G. et al.

Por uma Educação do Campo

. Petró-

polis: Vozes, 2011.

BRANDÃO, E. C. A educação do campo no Brasil e desen-

volvimento da consciência.

Seminário do Trabalho:

Trabalho e Políticas Sociais no Século XXI, Marília, n.

8. 2012.

BRANFORD, S.; ROCHA, J.

Rompendo a cerca: a história do

MST

. São Paulo: Casa Amarela, 2004.

BRASIL, Ministério da Agricultura.

Decreto 7.352

, Dispõe

sobre a política de educação do campo e o Programa

Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONE-

RA, Brasília: Censo Gráfico, 2010.

BRASIL.

Resolução CNE/CEB n.2,

de 28 de abril de 2008

(Diretrizes complementares), Brasília: MEC, 2008.

BRASIL. Constituição.

Constituição da República Federati-

va do Brasil

. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Grá-

fico, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura.

Lei 9394/96

, ins-

titui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,

Brasília, 1996.