XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
tam garantir a sobrevivência deste trabalho” (p.25). Debater
Educação do Campo é refletir sobre a realidade muitas ve-
zes esquecida nas escolas em geral. É uma reflexão necessá-
ria sobre a educação, sobre os conteúdos e identidade, dos
que frequentam a escola tanto urbana quanto do campo. É
não oprimir o educando e o professor, que segundo Freire
(1987, p. 33 e 34) “a falsa caridade, da qual decorre a mão
estendida do “demitido da vida”, medroso e inseguro, es-
magado e vencido”. Mão estendida e trêmula dos esfarra-
pados do mundo, dos “condenados da terra”.
A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO
SEM TERRA
Olhar para a formação humana “é enxergar o MST
como sujeito pedagógico, uma coletividade em movimen-
to, que é educativa e que atua intencionalmente no proces-
so de formação das pessoas que a constituem” (CALDART,
2012, p. 319). Nos últimos anos, o MST tem se dedicado ao
resgaste histórico, ao resgate da memória, da mística da luta
do povo, de uma simbologia na qual os identifique. Ou seja,
perceber o MST como sujeito pedagógico, significa trazer
duas dimensões importantes para reflexão da pedagogia.
A primeira dimensão são os personagens que entram
na reflexão pedagógica. O MST se constituiu como interlo-
cutor nas questões de educação em geral (CALDART, 2012,
p. 320). Esses novos sujeitos educativos, de alguma maneira,
compreendemos uma pedagogia do Movimento para o Mo-
vimento, ou seja, uma intencionalidade pedagógica sobre a
sua própria tarefa de fazer educação ou formação humana.
Outra dimensão, como diz Arroyo (1995, p. 3) a formação
dos sem-terra está pautada na pedagogia da produção de
sujeitos sociais. Isso significa que na lógica ação e reflexão,
o MST “insere na tradição da pedagogia que associa a edu-
cação com a formação de sujeitos sociais (personalidade e
coletividade combinadas)” (CALDART, 2012, p. 321). A partir
de um resgate histórico, processos políticos, econômicos e
socioculturais, o Movimento compõe sua dinâmica baseada