XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
485
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
CALDART, R. S.
Sobre educação do campo
, 2007. Dispo-
nível:
<http://www.ce.ufes.br/educacaodocampo/dow n/cdrom1/pdf/ii_03.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2017;
CALDART, R. S.
Pedagogia do Movimento Sem Terra
. São
Paulo: Expressão Popular. 2012.
COSTA, C. O.; TIBOLA, N. G. MST precursor da educação do
campo no Brasil.
XI Jornada nacional do HISTED.
UNICAMP, Campinas, 2013.
FERNANDES, Bernardo M.; CERIOLI, Paulo R.; CALDART, Ro-
seli S.
Primeira Conferência Nacional “Por uma Edu-
cação Básica no Campo”.
In: ARROYO, M. G, 2004.
FERREIRA, F. de J.; BRANDÃO, E. C. Educação do campo: um
olhar histórico, uma realidade concreta.
Revista Ele-
trônica de Educação.
Londrina. Ano 5, n. 9, jul./dez.
2011.
FREIRE, P.
Pedagogia do Oprimido
.
Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1987.
QUEIROZ, J. B. de. A educação do campo no Brasil e a cons-
trução das escolas do campo.
Revista Nera
. Presiden-
te Prudente. Ano 14, n. 18, jan./jul. 2011.
MOLINA, M. C. Expansão das licenciaturas em Educação do
Campo: desafios e potencialidades.
Educar em Revis-
ta
, Curitiba, n. 55, p. 145-166, jan./mar., 2015.
ROMANELLI, O. de O.
História da Educação no Brasil.
Pe-
trópolis: Vozes, 1991.
SAVIANI, D.
Escola e Democracia
: teorias da educação, cur-
vatura da vara. Campinas: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, D.
A pedagogia no Brasil:
história e teoria. Cam-
pinas, SP: Autores Associados, 2008.
SILVA FILHO, J. A. da; SILVA, A. J. L. da; OLIVEIRA, M. J. dos
S.; SILVA, C. N. M. Breve relato histórico sobre educa-
ção no campo: reflexos no município de Encanto-RN.
V Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educati-
vas.
Campina Grande, PB: Departamento de Educa-
ção, 2014.