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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

sua dinâmica, e isto em dois sentidos combinados:” a escola

passou a fazer parte do cotidiano e das preocupações das

famílias Sem Terra, com maior ou menor intensidade, com

significados diversos, dependendo da própria trajetória de

cada grupo, mas inegavelmente já consolidada como sua

marca cultural: acampamento e assentamento dos sem-ter-

ra do MST têm de ter escola e, de preferência, que não seja

uma escola qualquer, e a escola passou a ser vista como uma

questão também política, quer dizer, como parte da estraté-

gia de luta pela Reforma Agrária, vinculada às preocupações

gerais do Movimento com a formação de seus sujeitos.

A partir destas lutas sociais que o MST busca cons-

tantemente, a educação do campo, se torna destaque sen-

do que ela é um espaço de possibilidades e transformações

sociais e a construção de vida do campo. A Educação do

Campo tem suas características centradas em três aspectos,

segundo Souza (2011): 1) identidade construída no contex-

to das lutas empreendidas pela sociedade civil organizada,

especialmente a dos movimentos sociais do campo; 2) or-

ganização do trabalho pedagógico, que valoriza trabalho,

identidade e cultura dos povos do campo; 3) gestão demo-

crática da escola, com intensa participação da comunidade.

O sujeito é essencial para definir o projeto politico pedagó-

gico e na organização do trabalho pedagógico. A proposta

pedagógica que o MST traz para a educação do campo é

emancipatória e filosófica. Como aponta ADORNO:

Quanto mais a educação procura se fechar ao seu

condicionamento social, tanto mais ela se converte

em mera presa da situação social existente. É a si-

tuação do “sonho de uma humanidade que torna o

mundo humano, sonho que o próprio mundo su-

foca com obstinação na humanidade”! (ADORNO,

1995 p.11).

Conforme FERNANDES, CERIOLI e CALDART (2004), a

utilização da expressão campo tem o intuito de propiciar

uma reflexão sobre “... o sentido do atual trabalho campo-

nês e das lutas sociais e culturais dos grupos que hoje ten-