XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1661
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
EXPECTATIVAS REPUBLICANAS
BRASILEIRAS PARA A EDUCAÇÃO
ESCOLAR BÁSICA DE QUALIDADE
Laís Basso
1
Palavras-chave
: Educação como direito. Aprendizagem e
desenvolvimento.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA
A escola de qualidade e a sua função na sociedade
são o foco de preocupação desta pesquisa, sobretudo, pelas
expectativas pessoais que deposito nessa instituição, como
caminho de oportunidades para que os brasileiros acredi-
tem que o país possa ser um lugar melhor de se viver e que
cada um tem um papel nesse movimento de mudança, que
é lento, mas que precisa contar com o apoio e empenho de
todos. O objetivo foi identificar e compreender as princi-
pais expectativas sociais acerca do que seja Educação Esco-
lar Básica de Qualidade. A análise baseou-se em referências
republicanas brasileiras, via legislação e avaliações em larga
escala (ENEM e PISA). A centralidade da pesquisa está na se-
guinte questão: o que se espera da Educação Escolar Básica
brasileira de Qualidade? Essa temática teve sua origem em
questionamentos que perpassam a carreira de professora e
servidora pública da área da educação ao experienciar si-
tuações diversas em que se evidencia a incompatibilidade
da Educação Escolar Básica que vem sendo proporcionada,
com aquilo que todos esperam ser o papel da escola. Em
meio a situações de impotência e desânimo emergem cami-
nhos possíveis na medida em que o acesso ao conhecimen-
to e ao desenvolvimento humano é assumido como direito
de todos os cidadãos e função central da instituição escolar.
1
Universidade Federal de Santa Maria
campus
Frederico Westphalen, Nú-
cleo de Apoio Pedagógico,
basso.lais@yahoo.com.