Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1656 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1656 / 2428 Next Page
Page Background

1656

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Isso tudo leva a um retrocesso da educação brasileira

que, apesar de tímido avanço na melhoria do ensino nos

últimos vinte anos, já esteve em condições de protagonizar

uma dinâmica de mudanças, onde a centralidade estava no

sujeito do aprendizado e não somente no objeto do apren-

dizado, que é o conteúdo a ser ensinado. Experiências de

significativas mudanças foram vistas na rede pública esta-

dual do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2011 e 2014,

no governo de Tarso Genro, que posteriormente serviria

de inspiração para os demais Estado brasileiros. No entan-

to com as mudanças do rumo da política e de governo no

país, a partir de 2016, teve igualmente uma guinada para

outras direções as mudanças na Educação que já estavam

em discussão desde o momento anterior. As proposições

de ensino no sistema da denominada Reforma do Ensino

Médio por meio de uma Medida Provisória (MP 567/2016),

caracteriza-se pela rigidez e a negação de uma educação

e de um conhecimento que se realizam num processo de

busca de novos saberes, pois subtrai da grade curricular a

obrigatoriedade de componentes curriculares substanciais

para a construção de saberes que dinamizam o aprender

que possibilitam um conhecimento crítico, autônomo o qual

considera a integralidade formativa dos educandos.

Para tanto, o que se faz necessário é de uma Reforma

do Ensino Médio onde a problematização e a dialogicidade

dos saberes sejam postos em comum entre educador e edu-

cando. Pois, a educação tem que possibilitar que educador

e educando se façam sujeitos do seu processo, superando

o fatalismo da educação bancária, entre aquele que tudo

sabe (o professor) e o outro que nada sabe (o aluno). Nesse

sentido é primordial a garantia de ser ensinado, nesta eta-

pa do ensino, os saberes concernentes a área de Humanas,

bem como das Artes e da Educação Física, juntamente às

demais disciplinas mantidas e ampliadas sua carga horária,

pois, trazem si aspectos fundamentais para um aprendizado

que condiz com a integralidade da formação dos sujeitos do

conhecimento. Segundo Dermeval Saviani: