1656
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Isso tudo leva a um retrocesso da educação brasileira
que, apesar de tímido avanço na melhoria do ensino nos
últimos vinte anos, já esteve em condições de protagonizar
uma dinâmica de mudanças, onde a centralidade estava no
sujeito do aprendizado e não somente no objeto do apren-
dizado, que é o conteúdo a ser ensinado. Experiências de
significativas mudanças foram vistas na rede pública esta-
dual do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2011 e 2014,
no governo de Tarso Genro, que posteriormente serviria
de inspiração para os demais Estado brasileiros. No entan-
to com as mudanças do rumo da política e de governo no
país, a partir de 2016, teve igualmente uma guinada para
outras direções as mudanças na Educação que já estavam
em discussão desde o momento anterior. As proposições
de ensino no sistema da denominada Reforma do Ensino
Médio por meio de uma Medida Provisória (MP 567/2016),
caracteriza-se pela rigidez e a negação de uma educação
e de um conhecimento que se realizam num processo de
busca de novos saberes, pois subtrai da grade curricular a
obrigatoriedade de componentes curriculares substanciais
para a construção de saberes que dinamizam o aprender
que possibilitam um conhecimento crítico, autônomo o qual
considera a integralidade formativa dos educandos.
Para tanto, o que se faz necessário é de uma Reforma
do Ensino Médio onde a problematização e a dialogicidade
dos saberes sejam postos em comum entre educador e edu-
cando. Pois, a educação tem que possibilitar que educador
e educando se façam sujeitos do seu processo, superando
o fatalismo da educação bancária, entre aquele que tudo
sabe (o professor) e o outro que nada sabe (o aluno). Nesse
sentido é primordial a garantia de ser ensinado, nesta eta-
pa do ensino, os saberes concernentes a área de Humanas,
bem como das Artes e da Educação Física, juntamente às
demais disciplinas mantidas e ampliadas sua carga horária,
pois, trazem si aspectos fundamentais para um aprendizado
que condiz com a integralidade da formação dos sujeitos do
conhecimento. Segundo Dermeval Saviani: