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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
A investigação é de natureza qualitativa, busca identi-
ficar, produzir e discutir respostas e/ou entendimentos sobre
expectativas para a escola a partir de um contexto social es-
pecífico. A pesquisa qualitativa documental, segundo Lüdke e
André (1986, p. 11-13), fundamentadas em Bogdan e Biklen,
“tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e
o pesquisador como seu principal instrumento”; “os dados
coletados são predominantemente descritivos”, “a preocupa-
ção com o processo é muito maior do que com o produto”,
“o significado que as pessoas dão às coisas e à sua vida são
focos de atenção especial pelo pesquisador” e “a análise dos
dados tende a seguir um processo indutivo”. A produção do
material empírico teve como foco três eixos centrais: a mídia,
referências republicanas e a perspectiva histórico-cultural.
Cada contexto apresenta diferentes olhares para a Educa-
ção Escolar Básica, contudo, nesta oportunidade apresento
uma análise a partir das referências republicanas, as quais fo-
ram analisados a partir de Análise Textual Discursiva – ATD
(MORAES; GALIAZZI, 2007; GEHLEN, 2009). Conforme pro-
põem esses autores, o material analisado, constituído essen-
cialmente de produções textuais, denomina-se o corpus da
análise textual. Nessa pesquisa, ele se refere a documentos
já existentes previamente, de forma que a produção de da-
dos consistiu em selecioná-los e organizá-los tendo em vista
a questão de pesquisa. O estudo compreendeu as seguintes
políticas públicas educacionais:
1) Legislação que orienta a Educação Escolar Básica: docu-
mentos oficiais brasileiros atuais sobre a educação básica
(pós LDBEN/96). Segundo a secretaria de educação bá-
sica os documentos que norteiam esse nível de ensino e
que serão analisados são:
a) Lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDBEN/96);
b) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Bá-
sica;
c) Plano Nacional de Educação, aprovado pelo Con-
gresso Nacional em 26 de junho de 2014.