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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1663

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

2) Avaliações em larga escala: ENEM e PISA. Análise a partir

dos documentos:

a) BRASIL. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):

fundamentação teórico metodológica / Instituto

Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Teixeira. Brasília: O Instituto, 2005.

b) BRASIL. Matriz de Referência do ENEM 2009. Mi-

nistério da Educação e dos Desportos. Disponí-

vel em:

<http://www.inep.matrizdecompetenciae

-

nem2009>. Acesso em: março de 2010.

c) BRASIL. Edital nº 10, de 14 de abril de 2016 Exames

Nacional do Ensino Médio – ENEM 2016. Brasília: O

Instituto, 2016.

d) Organização para a Cooperação e Desenvolvimen-

to Econômico (OCDE). Relatório Nacional PISA 2012

Resultados brasileiros. São Paulo, Fundação Santilla-

na: 2013.

e) Organização para a Cooperação e Desenvolvimento

Econômico (OCDE). PISA 2006: estrutura da avalia-

ção. Conhecimentos e habilidades em ciências, lei-

tura e matemática. Originalmente publicado pela

OCDE. São Paulo, Moderna, 2007.

Tal material foi analisado conforme indicado pela ATD,

de maneira que os textos passaram por: a) fragmentação em

Unidades de Significado, a partir da palavra “qualidade”; b)

agrupamento em categorias de análise, que foram produzi-

das a partir de pré-categorias, identificadas na bibliografia,

ou que foram criadas após análise das Unidades de Significa-

do que se distanciavam do que já havia sido identificado nas

leituras; c) elaboração de textos descritivos e interpretativos

(metatextos) acerca das categorias produzidas. As principais

ideias das categorias são sintetizadas em proposições, que

são “afirmativas defendidas ao longo do texto com argu-

mentos produzidos pela interpretação dos dados empíricos

em contínuo processo de análise com o referencial teórico

escolhido pertinente e apropriado” (RITTER, 2015, p. 82). O