XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1663
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
2) Avaliações em larga escala: ENEM e PISA. Análise a partir
dos documentos:
a) BRASIL. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):
fundamentação teórico metodológica / Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira. Brasília: O Instituto, 2005.
b) BRASIL. Matriz de Referência do ENEM 2009. Mi-
nistério da Educação e dos Desportos. Disponí-
vel em:
<http://www.inep.matrizdecompetenciae-
nem2009>. Acesso em: março de 2010.
c) BRASIL. Edital nº 10, de 14 de abril de 2016 Exames
Nacional do Ensino Médio – ENEM 2016. Brasília: O
Instituto, 2016.
d) Organização para a Cooperação e Desenvolvimen-
to Econômico (OCDE). Relatório Nacional PISA 2012
Resultados brasileiros. São Paulo, Fundação Santilla-
na: 2013.
e) Organização para a Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE). PISA 2006: estrutura da avalia-
ção. Conhecimentos e habilidades em ciências, lei-
tura e matemática. Originalmente publicado pela
OCDE. São Paulo, Moderna, 2007.
Tal material foi analisado conforme indicado pela ATD,
de maneira que os textos passaram por: a) fragmentação em
Unidades de Significado, a partir da palavra “qualidade”; b)
agrupamento em categorias de análise, que foram produzi-
das a partir de pré-categorias, identificadas na bibliografia,
ou que foram criadas após análise das Unidades de Significa-
do que se distanciavam do que já havia sido identificado nas
leituras; c) elaboração de textos descritivos e interpretativos
(metatextos) acerca das categorias produzidas. As principais
ideias das categorias são sintetizadas em proposições, que
são “afirmativas defendidas ao longo do texto com argu-
mentos produzidos pela interpretação dos dados empíricos
em contínuo processo de análise com o referencial teórico
escolhido pertinente e apropriado” (RITTER, 2015, p. 82). O